sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Post.it: Entre o ontem e o amanhã

Toda a gente bordeja entre um ontem e um amanhã. Viver é abrir caminho a cada passo. O que decide do hoje, e do amanhã, é a lucidez das opções que fizemos.
Tudo isto nos parece lógico em algum momento. Por isso, depois de tudo o que já vivi, dos ontens que já presenciei, continuam a  inquietar-me as interrogações  sobre os amanhãs.   Ventilando questões, sobre este caminho: sobre  cada pedra,  cada curva,  cada declive ou íngreme subida. Confiro a ilação e: vou arrumando cada pedra para que no seu conjunto formem uma estrada; suponho que a curva por grandiosa que seja, traz a expectativa duma chegada; que cada  declive pode auxiliar no percurso e servir como um breve descanso para encetar a subida. Então,  para aquietar o viver, temos que antever cada obstáculo como se fosse um desafio. Encontrar em cada impedimento, uma forma de desenvolver novas competências para os ultrapassar.

7 comentários:

  1. Anónimo25.2.11

    Deve ser bom saber escrever assim. Mas mais do que escrever saber exprimir as nossas emoções. Eu sou mais de monossílabos. É-me tão difícil dizer o que penso ou sinto, que por vezes dá azo a que as pessoas pensem que estou indiferente. Será que isso se aprende? ensinas-me? Um grande beijo, A.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo25.2.11

    Quando leio o que escreves, tenho a sensação que te estou a ouvir. A voz suave sempre a fluir como tu dizes “ a voar num voo de gaivota”. Também sou faladora, mas não tenho tanta facilidade de me expressar e sobretudo de entender, de “olhar” como tu olhas.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo25.2.11

    A vida é um caminho de facilidades ou na grande maioria de dificuldades. Temos que aprender nas facilidades a lidar com as dificuldades. Temos que poupar os esforços nas descidas para a aplicar nas subidas. E sobretudo pensar que depois duma longa subida haverá uma suave descida ou uma tranquila planicie. Porque na vida nunca será tudo eternamente mau, nem para sempre bom. Bjs. Sandra B.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo25.2.11

    Gostei da ideia que construímos o nosso caminho, de pedras talvez. Mas temos que ver pelo lado positivo, se não fossem as pedras no inverno chuvoso tudo seria um imenso lamaçal. As pedras podem ser pesadas mas também têm a sua utilidade. Bjs. Amália

    ResponderEliminar
  5. Anónimo25.2.11

    Aprendi contigo que os ontens nos devem ensinar a construir o hoje e a planear o amanhã. Contudo tal como tu também dizes não podemos acumular ontens, estes são apenas uma ponte de passagem, quando chegarmos ao outro lado eles ficam para trás.Beijocas C.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo25.2.11

    As pedras do nosso caminho constroem estradas mas também degraus para ascendermos a um melhor amanhã. Gostei muito das ideias que aqui apresentas. Bjs José

    ResponderEliminar
  7. Anónimo25.2.11

    É curioso ler o que escreves, descubro que tudo pode ter um lado positivo, que até as pedras que nos dificultam a caminhada num dado momento podem ser necessárias para construir a estrada que temos que percorrer. Aprecio a tua escrita, mas sobretudo a originalidade dos pensamentos e a positividade. Bjs Leonor

    ResponderEliminar