Técnicas de meditação

Técnicas de meditação

1 – Concentração na respiração
Respire normalmente pelo nariz, enchendo mais o abdómen do que o peito. Comece a contar a respiração em cada expiração. Conte até 10 e relaxe. Os pensamentos acabarão por interferir e, quando surgirem, deixe-os fluir, voltando a concentrar-se na respiração durante 10 minutos.

2 – Concentração num ponto fixo
Repita a técnica da respiração por uns breves minutos. Baixe os olhos e foque um ponto que esteja a cerca de um metro à sua frente. Continue a contar as respirações. Esse objecto pode ser uma vela, observe a chama e tente esvaziar a sua mente de todos os pensamentos. Pode fazer este exercício observando uma foto ou uma flor. Medite desta forma durante 10 ou 20 minutos

3 – Respiração de yoga
Visualize o seu corpo com o pensamento, relaxe cada músculo, dê essa ordem ao corpo. Respire de uma forma calma, lenta e silenciosa.
Inspire, contando até 4, e esvazie os pulmões, contando até 8. Repita 10 vezes. Mantendo a inspiração em 4 tempos, retenha a respiração contando até 8 e esvazie os pulmões contando até 8. Vá fazendo este exercício, repetindo igualmente 10 vezes. Depois, deixe de contar mas mantenha o mesmo ritmo por mais uns momentos. Por fim, relaxe e respire de forma habitual durante mais uns minutos. Observe a respiração sinta-a livremente a entrar e sair do nariz. Deixe os pensamentos fluírem como se fossem uma nuvem, não se detenha neles.

4 – Entoação dum mantra ou palavra sagrada
Comece por relaxar o corpo, concentre-se por uns minutos na respiração. Entoe a palavra OM, lentamente, em voz baixa, tranquila e contínua. Encha o abdómen de ar e diga a palavra OM até esgotar o ar dos pulmões. Repita este exercício por 10 vezes. Depois relaxe e respire tranquilamente. Volte a repetir a palavra e a relaxar até acabar a sessão de cerca de 10 a 20 minutos. Se os pensamentos interferirem, volte a concentrar-se na respiração.

5 – Meditar ao ar livre
Pode meditar em frente ao mar, observando-o e mantendo uma respiração calma e lenta, ou perante uma paisagem onde se sinta bem.

6 – Meditação em movimento
Pode meditar enquanto caminha ou enquanto trabalha. Para isso, basta concentrar-se na respiração ou numa oração de que goste.

7 – Meditar com pensamentos positivos
Sente-se numa posição confortável, concentre-se na respiração, mantenha os olhos abertos e fixos em nada de particular. Crie pensamentos positivos, imagine-se a alcançar algo que deseja, fortalecendo essa esperança. Elogie-se, encontre em si aspectos positivos e repita isso em pensamento. Imagine-se uma pessoa feliz, sinta-se uma pessoa de bem com a vida, sorria enquanto respira lentamente. Relaxe o corpo e não permita que os pensamentos negativos entrem na sua meditação positiva.

8 – Meditação Raja Yoga
Cada pensamento tem um efeito em nós, nos outros, e em tudo o que nos rodeia. O que quer que você seja produz uma energia à sua volta. Crie pensamentos positivos: Veja-se como um ser de paz. Diga a si: “Sou um ser de luz. Sou a essência, a vida que dá vida a este corpo. Respiro naturalmente e lentamente sentindo a vida, o ser de luz que sou. Existo neste corpo físico. Sou a alma, sou eterna. Irradio serenidade. Sou um ser de amor, irradio amor à minha volta. Eu consigo ser feliz e dar felicidade a tudo o que me rodeia”

1 comentário:

  1. Anónimo3.8.11

    adorei ler isto! boa informação e duma forma simples!
    só me parece que falta uma coisa: a posição das costas! Julgo muito importante quando é a forma sentada, a postura é fundamental: as costas direitas ajuda o fluxo vital circular, a Kundalini, tudo fica bem!! a Postura julgo ser fundamental!! quem me diz algo?...

    ResponderEliminar