Como meditar?

1 – Como meditar
Para meditar precisa de encontrar um local onde se sinta bem. Pode colocar uma música suave, de preferência estilo New Age.
A meditação não se resume a ficar sentado numa almofada. Numa primeira fase da meditação, precisa apenas de se concentrar olhando para um objecto. Esse objecto pode ser exterior: uma vela, um quadro ou uma flor. Ou então concentrar-se num objecto interno: o seu corpo, a respiração ou o batimento cardíaco. Pode ainda concentrar-se em pensamentos positivos, ou imaginar-se numa linda paisagem de campo ou mar.

2 – Preparação para a meditação
Antes de tudo, deve abrir a sua mente. Pode sentar-se numa almofada, cruzar as pernas e colocar-se na posição de flor de lótus. Se sentir algum desconforto, pode optar por sentar-se numa cadeira com as costas direitas. Deve vestir uma roupa confortável. O tempo da meditação pode ser controlado por um relógio com despertador ou cronómetro. Comece por sessões de 10 ou 20 minutos diários, pela manhã e à noite ou apenas no final do dia. Convém que esta seja contínua e, se possível, sempre à mesma hora. Vai sentir benefícios desde logo, mas estes aumentarão se persistir na sua prática.

3– Vamos meditar
Sente-se numa almofada ou numa cadeira. Mantenha as costas direitas e os ombros alinhados, o queixo levemente erguido. Os olhos devem estar em repouso, abertos, olhando um pouco para baixo e a uma distância de cerca de um metro. Não se fixe em nada em particular. Respire pelo nariz, inspire com calma. As mãos devem estar uma sobre a outra repousando sobre o colo, ou em alternativa pousadas separadamente sobre os joelhos. Não feche os olhos, isto encoraja a pensamentos soltos e distracções. Comece por observar o corpo com o pensamento, sinta os pontos em que sente mais tensão ou dor e tente relaxar mas sem curvar a coluna.

Sem comentários:

Enviar um comentário