terça-feira, 5 de outubro de 2010

Post.it: A química do amor

Cada um sabe exactamente como está sentindo o seu Amor, ou lamentando a falta dele, reclamando da falta de reciprocidade, exigindo  cumplicidade ou justificando o seu sentir. Mas apesar das muitas teorias a verdade é que a única certeza que temos sobre o Amor é que não temos nenhum controle sobre ele.
Nietzsche, dizia, que quando amamos, juntamos todas as melhores propriedades das coisas mais maravilhosas e perfeitas e as consideramos similares ao ser amado.
Enquanto que os psiquiatras, despegados do lado emocional, consideram o Amor apenas uma reacção química, causada por estranhas coincidências. Isto porque as ressonâncias magnéticas vieram-nos mostrar que o Amor é extasiante devido à sua localização no cérebro. Porque segundo consta este  aloja-se precisamente ao lado da zona onde habitam os vícios e que a privação ou melhor o amor não correspondido tem efeitos similares à abstinência da droga, dado que as células do cérebro que libertam dopamina estão “encostadas” a uma zona que ‘gere’ as obsessões e compulsões. Digamos que o Amor está rodeado de má vizinhança.
Independentemente do Amor residir no coração ou no cérebro, ser de origem física ou química,  a verdade é que o amor é um sentimento avassalador,  que desejamos e tememos…

Porque afinal:
“O amor é fogo que arde sem se ver
é ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente,
É dor que desatina sem doer.” (L. Camões)

Todos o procuram porque:
“Se o amor é fantasia, eu me encontro
ultimamente em pleno carnaval” (V. Moraes)

 Contudo não esquecer que:
"O amor é uma flor delicada, mas
é preciso ter coragem de ir colhê-la
à beira de um precipício" (Sthendal)

Conclusão?
O amor talvez seja apenas a perfeita
 união entre a química do cérebro
e a estranha razão do coração.” (A.R.)


4 comentários:

  1. Anónimo5.10.10

    O amor, sempre ele, para nos deixar a cabeça às voltas, ou será a quimica? Seja como for não há nada como o amor para nos deixar no céu ou nos atirar para a terra.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5.10.10

    "Eu quero é amar. Amar perdidamente. Amar só por amar aqui e alêm" E se um dia hei-de ser pó cinza e nada. Que seja a minha noite uma alvorada. Que me saiba perder..." para te encontrar.

    ResponderEliminar
  3. Quem é essa AR?
    Assembleia da República?
    Ahahah
    Essa coisa do Amor é mm tramada? Como viver com ele e como sobreviver sem ele??
    Ai Gaivota, Gaivota...

    ResponderEliminar
  4. O amor não é complicado, nós é que o complicamos, querendo que seja nosso aquele amor que não nos está destinado. Para quê sofrer? Com tantos amores à nossa espera!

    ResponderEliminar