segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Post.it: Caminhos ou veredas?

Já que andamos a falar de nascimentos, alarguemos o âmbito da questão para nascimentos não só de vidas,  mas na vida:  nascimento de sonhos, de futuros, de esperanças.
Chamem-lhe o que quiserem. Prefiro entende-los como  projectos, caminhos que nos enchemos de coragem para iniciar ou reiniciar.
Muitas opções se nos colocam ao longo da vida: Partir do zero e encetar um novo percurso ou permanecer no caminho seguro por receio de arriscar?
Por vezes descobrimos que a   vereda  que escolhemos era realmente a estrada que devíamos seguir, mesmo quando foi difícil optar e lutar por ela. Encontrámos nessa via a nossa felicidade.
Outras vezes constatamos que esse não era para ser o nosso destino e torna-se difícil a decisão de sair da vereda e voltar ao verdadeiro caminho.
Nunca é fácil desistir dos sonhos que o coração sonhou. Quando tudo parece certo, exacto, como uma peça de puzzle  que encaixa perfeitamente no nosso âmago. De tal forma que esquecemo-nos de reparar nas arestas, aceitamo-las, mesmo quando estas nos magoam.
Das Veredas fica a lição que vamos e devemos regressar permanecendo inteiros, darmo-nos sim, mas sem nos perdermos de nós, do nosso referencial, da nossa auto-estima.
Dos Caminhos fica a aprendizagem que  cada vivência é antes de mais uma aceitação, de que houve um crescimento interior  e  que  depois da dor  é preciso voltar a renascer para novos caminhos.


5 comentários:

  1. Anónimo18.10.10

    Gosto de caminhos seguros embora reconheça a atração por algumas veredas, mas o melhor de tudo é regressar ao caminho e saber que ele está lá para nós

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18.10.10

    Não sei escolhemos os caminhos ou se eles nos escolhem e não podemos fugir...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18.10.10

    Nada como uma vereda para nos ensinar a valorizar o caminho!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18.10.10

    Talvez eu seja uma pessoa de sorte, porque encontrei uma vereda que se tornou o meu caminho.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18.10.10

    Olhares, dizes não ser de psicologia. Mas tens muito jeito para tal. Psicologia com umas pinceladas de filosofia: um ser humano com muito que dar/ensinar aos outros

    ResponderEliminar