quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Post.it: Carregando a vida


Habituamo-nos ao ritmo dos dias, ao passar dos meses, ao chegar dos anos. Habituamo-nos a ver todas as manhãs o nosso rosto, as rugas surgem entram de mansinho e nem nos apercebemos,  quando damos conta já elas fazem parte de nós. Tudo parece surgir naturalmente e sem sobressaltos, mas quando reencontramos pessoas que já não víamos há algum tempo, temos um choque, reconhecemos vagamente o rosto, o olhar, a voz, mas o tempo deixou-lhe marcas na sua passagem intranquila. A pele enrugada conta histórias que desconheço, a tez macilenta e o olhar cansado transmitem um enorme desalento.
À sua volta saltita uma  prole agitada, são cinco crianças com idades entre os 20 e os 2 anos. O mais novo pede colo e ela acede, calando a dor física e o cansaço. O marido caminha à sua frente, com ar de majestoso orgulho de macho latino, indiferente ao seu apelo de ajuda.
Paro  surpreendida, era a Paula, uma coleguinha dos primeiros anos de escola, lembro-me dela, era uma criança alegre, enérgica, saltitava pelo caminho como se o adivinhasse feliz para sempre. Mas não foi esse o seu destino, a vida desenhara-lhe outro percurso e marcara-lhe no rosto a dureza do seu trajecto.
Olhou-me, não me reconheceu, talvez o tempo também me tenha mudado.
Vejo-a partir, carregando o desânimo, esboçando um sorriso aos filhos, mas os olhos não mentem, sobre a dor que lhe marca a alma.
Recordo o que fomos, ainda ouço ecos dessa infância.
Entristece-me aquele olhar que perdeu a luminosidade, todos temos direito a mais, muito mais nesta vida feita de montanhas e planaltos.
Fico a vê-la desaparecer no meu horizonte visual e com o coração apertado num misto de saudade e tristeza pelo que fomos e pelo  nos tornámos, choro uma lágrima, a sua lágrima e ofereço-lhe um pensamento de esperança.

3 comentários:

  1. Anónimo28.10.10

    A vida por vezes deixa marcas no seu passar.Resta-nos pensar que ela será gentil connosco como tem sido gentil contigo (ou essa jovialidade é botox?)Bjs

    ResponderEliminar
  2. Anónimo28.10.10

    Já vivi situações idênticas, foi um choque tremendo para mim e suponho que também para a outra pessoa, afinal o tempo passa por todos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo28.10.10

    Há pessoas que "carregam a vida" às costas e isso deixa marcas de envelhecimento precoce. Por isso o melhor é partilhar a carga e não acumular. BJ

    ResponderEliminar