sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Post.it: Amizades

Hoje, como habitualmente o pombo entrou na padaria. Presença assídua em cada manhã. Os racionalistas logo diriam, é o instinto de sobrevivência que o faz entrar. Mas não quero fazer essa análise, prefiro vê-lo como um amigo que vem cumprimentar e quebrar a rotina matinal.
Saí de lá a pensar na amizade, palavra cada vez mais banalizada e esvaziada de sentido. Muitas pessoas dizem ter 300 amigos no facebook, 200 no twitter e mais umas centenas no hi5. Pergunto, nesse total de "amigos" há algum a quem passam ligar quando precisam de desabafar? Não me parece, porque os bons amigos, os verdadeiros são poucos, na maior parte das vezes contam-se pelos dedos de uma mão. Mas valem mais do que os outros 500 que contabilizámos. Amigos leais, presentes e não virtuais. Aqueles que nos ouvem, que nos apoiam, que nos criticam quando erramos. Amigos perante os quais não precisamos de disfarçar as mágoas. Aqueles com quem podemos falar ou ficar em silêncio, porque até o silêncio eles entendem.
Porque há tão poucos amigos assim? Acusam como causa a sociedade, o stress, a competitividade, a desconfiança. Tenho bons amigos, não são muitos mas são de "qualidade". Pergunto-me porque permanecem, porque permaneço nesta relação de tantos anos? O que nos faz ficar imunes aos malefícios da sociedade? Concluo que não é esta que corrompe as amizades, é a ausência de carácter e de valores humanos. Em suma é o "coração" que lhes dá consistência e eternidade.

9 comentários:

  1. Anónimo15.10.10

    Tens razão, doce Olhares, a amizade é o pilar da sociedade, mais do que família, permite-me dizer. Porque a família não podemos escolher mas os amigos sim.E tu és uma grande e verdadeira amiga. Bjs, O.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15.10.10

    Amiga do coração, é bem verdade que amigos há muitos, mas os verdadeiros são raros. Congratulo-me por ter-te como amiga. Beijinhos grandes. S.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15.10.10

    Também tu és uma AMIGA.
    Também tu és leal.
    Também tu és amiga como poucos.
    Também contigo se pode contar.
    Também contigo se pode desabafar.
    Também contigo se entende os silêncios.
    Obrigada por seres minha amiga.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15.10.10

    Pois é até a "amizade" dum pombo é melhor do que as outras 500 virtuais.
    A tua é bem real e generosa. Beijos. AG

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15.10.10

    A amizade só pode ser vivida e partilhada por pessoas, verdadeiras, leais e generosas. Pessoas como tu. M.

    ResponderEliminar
  6. Bem, fiquei sem palavras, eu que tenho paletes delas! Obrigada a todas a minhas amigas (anónimas) sinto que as consigo identificar uma a uma.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15.10.10

    Não te esqueças dos amigos, porque eles também gostam muito de ti e do que tu escreves. Beijos grandes, António

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15.10.10

    Olá amiga, continuo fiel aos teus post.it(s) e à nossa amizade. Rui P.

    ResponderEliminar
  9. É bom ler comentários como os que escreveram sobre uma Amiga!
    Obrigada!

    ResponderEliminar