sexta-feira, 18 de março de 2011

Posto.it: Piropos

Chamem-me nacionalista, mas lá diz o slogan “o que é nacional é bom” e não estou a falar de marcas. Mas de piropos versus flirt. Ainda me lembro dos piropos, que os homens assobiavam e as meninas apreciavam. Sim bem sei, já foi há muito tempo. Hoje as coisas estão diferentes, nem os homens mandam piropos nem as damas apreciam. - Ai de quem se me dirigir nesses termos. Dizem com ar de enfado de desafio. Lembro-me que gostava e ainda gosto, porque não confessá-lo? Há pouco tempo um sujeito passou por mim e lá me lançou um. Já não ouvia tal coisa há tanto tempo que o meu ego ficou baralhado ainda a tentar assimilar. Não repito o que disse para não ficarem com inveja, mas reconhecia os meus atributos físicos.
Hoje está mais na moda embora não seja novo, o flirt, algo que nada tem de português, claro que é diferente mas tem a mesma base, só que necessita de maior empenho e alguma arte. “O tom perfeito da sociedade inglesa inventou uma palavra que não há nem pode haver noutras línguas enquanto a civilização as não apurar. To flirt é um verbo inocente que se conjuga ali entre dois sexos e não significa namorar, é mais do que estar amável, é menos do que galantear, não obriga a nada, não tem consequências, começa-se, acaba-se, interrompe-se, adia-se, continuamente ou descontinua-se à vontade e sem comprometimento” A. Garret.
Claro que antigamente na maior parte dos casos era mesmo assim “sem consequências”. Agora já não direi tanto porque o que começa como uma brincadeira pode resultar em asneira. Porque se perde o limite do flirtar, do ser generoso com os elogios, com os olhares, com os sorrisos, que nos faz sentir vivos e desejados, e nos faz aflorar as emoções. E depois acaba o mais “suave entretenimento do espírito”. Ou devia acabar, bom mas cada um sabe de si. Para evitar consequências de maior prefiro o piropo portuguesinho, rápido, fugidio mas que provoca o desejado sorriso,  prova de tocou carinhosamente no nosso ego.

8 comentários:

  1. Anónimo18.3.11

    Só tu para te lembrares de tal assunto. Mas Também já tenho saudades dos piropos. Bom não desgosto dos flirts, ou do namoriscar à portuguesa. O resultado final? Que importa é tão bom sentirmo-nos galanteadas.Bjs, Amália

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18.3.11

    Que recordação tu foste buscar, ainda me lembro vagamente de ter recebido um ou outro piropo. Mas sinceramente prefiro o flirt. É um jogo de sedução, onde ninguém ganha ou perde. Fica o breve prazer da brincadeira. Claro que alguns não sabem os limites e vão além deles, aí a coisa pode não correr muito bem. Bjs, Leonor

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18.3.11

    Piropos, há quanto tempo não ouço falar de tal coisa. Tenho que reconhecer que já ninguém vai mandar um piropo às minha colecção de rugas, embora bem cuidadas. Quanto ao flirt, nunca passei por isso, claro que me fizeram a corte, mas não é bem a mesma coisa. O flirt, é mais um jogo de sedução à maneira do novos tempos. Envolve mas não chega a tocar o coração. Sinto que é apenas um chocolate sem açúcar. Não engorda mas também não dá prazer. Prefiro sinceramente o piropo. Bjs, Adelaide

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18.3.11

    Piropos? Que surpresa ouvir falar aqui de tal coisa. Por acaso a menina ainda é desse tempo? Parece-me que é mais do tempo do flirt. Nunca tive muito jeito para estas coisas, sempre fui um homem tímido, mas claro que fiz as minhas tentativas de “corte” a maioria sem grande sucesso. Mas houve uma que apesar do meu pouco jeito apreciou e aceitou ficar até hoje comigo. De vez em quando ainda lhe dou um piropo, ou melhor faço um elogio, as mulheres gostam disto e os homens gostam que as mulheres gostem. Um Abraço, Antero

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18.3.11

    Piropos? Que mimo, quem se lembraria dum assunto destes. Só tu claro, sempre atenta, sempre inspirada. Bjs A.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18.3.11

    Gostei do tema. Noutros tempos já lancei alguns piropos. Agora nem me atreveria. Ainda levava um estalo. Aqui para nós que ninguém nos ouve. às vezes bem me apetecia lançar alguns. Há “paisagens” que fazem um homem arregalar os olhos. Por vezes não contenho um assobio, mas isto só quando vou a conduzir porque assim escapo-me de algum dissabor. O flir, acho um encanto, gosto desse jogo de sedução. Gosto quando a minha esposa entra nessa brincadeira e namoriscamos. Bjs, Mário

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18.3.11

    Não fiques triste porque o piropo se reformou. Temos o flirt, mais moderno e menos sexista. Pode ser feito a dois, é uma brincadeira em que se revela os atributos de sedução de cada um. Por vezes apetece-me apenas jogar um pouco com as palavras, as mulheres têm maior perícia com o olhar. Bjs

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18.3.11

    Menina, permita que lhe diga que o piropo ainda não morreu, de quando em quando lanço um e vejo que o alvo fica a sorrir. Há quem diga que hoje as mulheres se ofendem. Acho que só as muito jovens que não entendem a brincadeira e a levam para outros lados. O piropo é um elogio fugaz mas de grande efeito. O flir já não é para mim, fico embaraçado se uma mulher me lança olhares esfomeados. Chamem-me machista mas gosto de tomar a iniciativa, com delicadeza e discrição. Hoje as pessoas passam logo ao ataque, perdeu-se o glamour.

    ResponderEliminar