terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Post.it: Manual de instruções

Pior do que eu só tu, digo-lhe a sorrir.
Partilhamos a mesma aversão pelos manuais de instruções. Temos a mesma paixão pelo conhecimento empírico, pelo aprender fazendo, ou desfazendo depende do resultado final.. As teorias dão-nos tédio, as explicações cansam-nos. Adoramos meter mão-à-obra, martelo, chave de parafusos, qualquer ferramenta serve. Dê lá por onde der há-de funcionar.
Contamos graças que foram quase desgraças, mas ficámos cá para contar e rir.
- Lembras-te do meu primeiro PC? Claro que não li as instruções, nunca fazem sentido. Liguei cada cabo, estava perfeito, carreguei no botão e o monitor explodiu. Não houve problema, ainda estava na garantia.
- Ora, ora, isso não é nada. Sabes quando fui colocar o meu candeeiro da sala, aquele que pesa quase uma tonelada? Não explodiu, ficou impecável, desci do escadote para admirar a obra prima, mas ele chegou ao chão primeiro que eu. Bem podiam ter dito que o candeeiro não ficava preso só no fio da electricidade, que tinha de encaixá-lo num camarão.
- E daquela vez que montei a minha aparelhagem de som? Ficou a funcionar que era uma maravilha, o som era magistral. Depois da montagem ficou com uma característica mas quem é que vai ligar ao pormenor de quando se roda para o som aumentar, este diminui e vice-versa. Explicaram-me mais tarde que os fios estavam trocados. Não desfiz o engano, gosto dela assim, é única e torna-se giro enganar quem lhe mexe.
- Também tenho uma curiosa para te contar, um dia tive que mudar o pneu do carro. Sem atrapalhação arregacei as mangas e avancei. Correu tudo bem. Em menos de nada, já tinha o carro no ar e o pneu mudado. Baixei o carro, arrumei as ferramentas e o pneu furado e pus-me a admirar o meu trabalho cheia de orgulho. De repente, fiquei espantada, ora não é que o pneu sobresselente também estava furado? Como era possível? Tentei acalmar-me, voltei a olhar e então cai na gargalhada, não é que depois de tanto trabalho tinha voltado a colocar o pneu furado em vez do que estava em bom estado?
E aquela vez em que montei a cama,  já imaginas o que aconteceu quando me fui deitar. E quando decidi lavar a torradeira? Estás a ver o resultado. Etc. Etc.
É assim quando nos encontramos, histórias e mais histórias numa cúmplice amizade que não precisa de instruções.

6 comentários:

  1. Anónimo18.1.11

    Aí linda já tinha saudades do teu bom humor. Conheço-te há muito tempo, sei que és mesmo assim, por isso,ri-me à brava a visualizar as cenas e muitas outras que eu sei e que não contáste aqui. Tens que fazer a continuação. Bjs Amália

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18.1.11

    Não pensem os que lerem este post.it, que és uma desgraça em bricolage e derivados, porque até és muito habilidosa. Quanto a instruções, ninguêm é perfeito, mas mesmo sem manuais tu deixas tudo a funcionar. Bjs Leonor

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18.1.11

    Também sou um pouco assim, não é por não ler as instruções é mesmo por não perceber nada daquilo, mas os filhos já vão tratando disso com mais sucesso. Mas olha que vocês as duas são uma maravilha! Bjs José

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18.1.11

    Você deve ser super divertida. Bjs Marina

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18.1.11

    Nem imagino que mais aventuras terás para contar. Mas és sem duvida alguma uma pessoa que consegue rir de si própria e isso é muito positivo. Bjs Sandra B.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18.1.11

    Depois de tantas graças e desgraças gosto da tua conclusão final "a amizade não precisa de instruções" Valha-nos isso! Bjs A.

    ResponderEliminar