segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Post.it: O guardador de lágrimas

Olhei e li no seu rosto outonal, folhas secas a cair. Caiam secas porque já esgotara as lágrimas. Ofereceu-me um sorriso tímido, apontou um lago triste e disse-me: “Guardo-as ali, são a minha história. Memórias desvanecidas. Venho visitá-las, já não sei contar o que as causou mas sei que foram muitas, o suficiente para encher este lago.”
“Fico feliz quando vejo as crianças a brincar com elas, sinto que elas se riem depois do muito que foram choradas. Já foram muitas mais mas o sol já levou algumas que a chuva deste inverno irá devolver.”
Parece cansado, as palavras arrastam-se como que  arrancadas a um peito ofegante. Pega numa folha amarela que lhe caiu sobre os ombros vinda da árvore que lhe serve de sombra. Ergue-a como se pesasse muito para a sua mão quase sem forças. “Sabe? sinto-me assim, como esta folha, seca e sem vida. Mas depois sinto que ainda tenho que esta missão que a vida me deu, guardar estas águas até ao dia em que elas deixem este lago e se transformem numa nuvem. Só então posso partir, porque todas as minhas dores se tornaram leves.”
De vez em quando ainda o vejo por lá, limpando o seu lago, limpando as suas lágrimas. Está cada vez mais triste e o lago cada vez mais seco. Quem sabe realiza o seu desejo e transforma o seu sofrimento numa leve nuvem?

11 comentários:

  1. Anónimo31.1.11

    Gostei de começar a semana com este “guardador de lágrimas! Gostei tom nostálgico que embora triste tem uma nota de ternura. Bjs José

    ResponderEliminar
  2. Anónimo31.1.11

    Quantos idosos andam por aí já sem lágrimas para verter depois de uma vida de sofrimento. E quando necessitavam de um lar para os amparar na velhice, ainda andam sem rumo e sem carinho.Bjs Amália

    ResponderEliminar
  3. Anónimo31.1.11

    Gostei, adorei, lindo, lindo. Quase visualizei esse ser já quase sem forças para viver mas que tem a missão de “guardar” as lágrimas.
    Bj Leonor

    ResponderEliminar
  4. Anónimo31.1.11

    Tens um olhar surpreendente, a cada post.it, encontro um pouco de ti e desse mundo que nos rodeia mas que nem temos tempo de olhar com olhos cheios de sensibilidade como os teus.Bjs Rui

    ResponderEliminar
  5. Anónimo31.1.11

    Quase consigo ver esse velhote curvado com o peso da vida, seco de tantas lágrimas vertidas num lago onde as guarda como se fosse o seu único tesouro.Bjs Sandra B.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo31.1.11

    Tão bonito este post.it, que até me deu vontade de fazer uma pintura retratando a sua mágoa e a sua missão de “guardador de lágrimas” até o título é criativo.Bjs Adelaide

    ResponderEliminar
  7. Anónimo31.1.11

    Minha amiga Olhares gosto cada vez mais dos seus post.it e este texto parece que leu o meu coração e está tão bonito que até encontro sentido nas minhas lágrimas guardadas e deixo cair algumas. Penso em si e na nossa amiga Sonhos como duas luzes que se acenderam na minha escuridão. Bem hajam! Luiz Vaz

    ResponderEliminar
  8. Anónimo31.1.11

    Nunca tinha lindo algo tão bonito sobre as lágrimas. Você é realmente uma pessoa muito bonita. Porque só uma pessoa bonita pode ler assim a beleza dos outros. Bjs Marina

    ResponderEliminar
  9. Anónimo31.1.11

    Invejo pessoas como tu, que vêm o mundo de uma forma tão bonita e depois a descrevem com tanta sensibilidade. Quem me dera saber escrever assim. Como não sei, fico feliz só de ler o que escreves.Bjs C.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo31.1.11

    Encontrei-vos por mero acaso, quando efectuava uma pesquisa. Pensei sair de imediato, mas a curiosidade foi maior e comecei a ler. Dou-vos os parabéns pelo vosso blog, diferente daqueles onde senhoras, algo desocupadas, fazem da internet uma passarel para desfilarem a sua vaidade, ou as suas amarguras. O vosso é sobretudo literário, notasse grande à vontade na escrita e grande conhecimento da forma criativa de a exercer. Sou professor de Literatura, e aprecio muito o vosso estilo. Abraços, F. Alencar

    ResponderEliminar
  11. Anónimo31.1.11

    Este quadro do "guardador de lágrimas" está um mimo de comtemplação e escrita.É bom saber que ainda há pessoas que escrevem assim.Mas vou chegando à conclusão que para se ver tem de se sentir e isso é cada vez mais raro. Bjs A.

    ResponderEliminar