quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Post.it: Devedores do futuro

“Somos anões aos ombros de gigantes”. Esta frase tem-me acompanhado ao longo da vida. Recordando-me que quando aqui cheguei recebi o conhecimento dum longínquo passado histórico. Sinto que esta frase encerra muitas lições, muitas lutas, um imenso caminho de vitórias e derrotas. Por todos aqueles que ficaram no passado e nos permitiram chegar ao presente, somos devedores do futuro perante as próximas gerações. Esses a quem vamos passar o testemunho de responsabilidade para com novos futuros. Somos os herdeiros de quem nos precedeu, mas somos também um crescente de múltiplas aprendizagens. Por eles temos o dever de deixar a marca da nossa presença, e o contributo da nossa geração para a que lhe há-de suceder. Quantas vezes nos questionamos, sobre o que estamos aqui a fazer, qual o nosso papel na vida e na história da humanidade? Talvez seja essa a nossa função, sermos os guardiões da nossa cultura e os transmissores dos valores humanos. Porque o recebemos do passado, somos a ponte, devemos também isso ao futuro.

6 comentários:

  1. Anónimo20.1.11

    Nunca tinha visto as coisas dessa forma. mas relamente temos a responsabilidade de deixar bons ensinamentos para as gerações vindouras. José

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20.1.11

    Gostei muito desta análise pequena mas profunda. Ou como tu gostas de dizer não é pequena mas condensada.Bjs Amália

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20.1.11

    Tens uma forma peculiar de analisar os assuntos. Nunca poria as coisas dessa forma mas esta pequena/grande mensagem, deixou-me a reletir sobre essa enorme responsabilidade de formar a próxima geração, de lhe passar o testemunho que vamos passando de avós, pais, filhos e netos. Bjs Sandra B.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20.1.11

    Apreciei muito a tua análise.Bjs Rui

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20.1.11

    Tens toda a razão, temos o dever de deixar a possibilidade de um futuro para a próxima geração. Estamos a destruir o nosso planeta. Pergunto-me o restará para eles.Bjs A.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20.1.11

    Gostei muito da frase "somos anões aos ombros de gigantes" deixa-nos uma forte ideia, de tudo o que esses gigantes nos deixaram. Basta olharmos para as piramides do Egipto etc.Entretanto a nossa geração tem destuido mais do que construido. Que futuro vamos passar como testemunho? Bjs Leonor

    ResponderEliminar