segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Post.it: Crescer

Crescer  não tem exactamente a ver com a estatura física. Não tem relação directa com a idade. Crescer significa aprender, apreender, perceber e valorizar. Crescer significa maturar, fazer ligações imediatas, lógicas coerentes e sensitivas. Como me disseram um dia,  significa “ligar pé com bola”.
Ver para além do olhar. Sentir para além do ouvir. Viver para além do existir. Os 5 sentidos que possuímos são importantes de forma isolada, mas ensinam-nos muito mais quando conjugados.
Ouço a tua história, entendo-a, sinto-a como minha, choro-a contigo, lágrimas que transmito em palavras de apoio e de conforto.  Mas e se me contasses a tua mágoa e eu te respondesse: “Há tantas histórias iguais à tua”.
Ficavas confortada, mais animada? Certamente que não! Porque a tua história é única, viveste-a, sofreste-a na pele e na alma. Como dizem os populares “com o mal dos outros posso eu bem”. Egoísmo? Não, é a verdade da existência humana. A dor mesmo partilhada é sempre individual e indizível na sua plenitude. Incompreendido o sentir recolhe-se no âmago do nosso ser, na sua concha. Protegemo-nos daqueles que nos querem erguer pela força da razão, quando sentimos que nos racharam o coração ou que nos roubam o nosso mais precioso bem: a saúde. As intenções podem ser as melhores, o incentivo é necessário para seguir em frente, mas  dá mais força uma mão que nos devolve a segurança e a confiança no caminhar.
Crescer significa aprender a tirar um sim de cada não e de cada mágoa uma lição. Significa saber receber e reconhecer essa  mão que quer tornar mais fáceis os nossos passos.


9 comentários:

  1. Anónimo10.1.11

    Crescer parece que cada vez é mais dificil. leva-se mais tempo e há pessoas que nunca chegam a "crescer" Que vivem ao seu ritmo sem se preocuparem e ser "crescidos" em fazer parte desta civilização de pontes e vão erguendo muros. Um dia quando "despertam" perguntam pelos amigos, aqueles a quem nunca se deram. Bjs C

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10.1.11

    Muito bem dito, há muitas pessoas que "não jogam pé com bola" Não ligam a minima para o sentir dos outros, só sabem ver o seu lado. Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10.1.11

    Não devemos ter a noção que são pessoas indiferentes ou insensiveis ou julgar que não "jogam pé com bola" porque parece que não fazem as ligações entre o sentir e o agir. Na maior parte dos casos são pessoas com grande dificuldade em gerenciar as suas vidas por isso absorvem-se tanto em si que não desenvolvem a capacidade em "ver" o outro. Têm de estar bem consigo para estarem bem com os outros e tal equilibrio é para elas muito dificil de obter. Por outro lado os seus problemas pela falta de distanciamento e racionalidade sobrevalorizam-nos e não conseguem ve-los fora da sua emotividade.Quem está de fora é uma excelente ajuda mas nunca a solução. Esta está na própria pessoa. Bjs Sandra B.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10.1.11

    É bem verdade, há pessoas que só dão importancia a si próprios, como se os outros não tivessem problemas. Certamente que "cresceram" mas como se o resto do mundo não lhe importasse. Mas felizmente que há pessoas como tu que são verdadeiros amigos e estão sempre disponiveis para nos aturar. Obrigada, bjs A.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10.1.11

    Sabes, és uma pessoa "crescida" e tenho sentido em todas as horas, particularmente nas mais dificeis a tua mão, como se um anjo te enviasse até mim. Bjs grandes

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10.1.11

    "Crescer" significa condensar em si valores educacionais e morais. É como tu dizes, tirar da vida as grandes lições e saber estar com os outros. Não somos uma ilha. Bjs José

    ResponderEliminar
  7. Anónimo10.1.11

    Estou lendo seu blog, desde o Brasil e estou gostando muito. Marina

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10.1.11

    Há pessoas que não "crescem" há outras para quem o crescimento é uma forma natural de ser, de se dar aos outros. Nem sempre reconhecido, nem sempre aceite.A complexidade humana, adquire traços de extremo egoismo. Mas que isso nunca te faça desistir de seres quem és, linda! Bjs Rui

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10.1.11

    "Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."
    Já (Charlie Chaplin)o dizia, reconhecendo a dificuldade das pessoas em serem humanas. Boa análise, gostei. Bjs Adelaide

    ResponderEliminar