sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Post.it: O nome da nossa história

Tudo ganha um aspecto mais real quando tem nome e o podemos chamar de nosso. Se não for a nossa história, seremos nós a pertencer à história, a perdermo-nos na sua  dimensão avassaladora, tornando-nos seres anónimos.
De um momento para o outro passámos pela vida com a sensação de que a vida apenas passou por nós. E um dia de mãos vazias: o passado é apenas uma sombra, o presente  um vazio e o futuro uma miragem. E tudo isto porque não quisemos dar à nossa vida um nome. Não soubemos construir o nosso enredo, entrámos comodamente no enredo dos outros e tentámos que fosse o nosso, porque queríamos ser a continuação da sua história. Observámos os personagens, modelámo-nos a eles e não criámos novos. Porque temos medo de novidade. O passado mesmo doloroso já sabemos que lhe sobrevivemos, o presente que vamos vivendo são escadas que subimos e descemos consoante os dias. Não escolhemos a direcção. Quantas vezes em cada novo ano pensamos construir um melhor futuro? Mas rapidamente desistimos adiando para o dia seguinte. Afinal temos 365 dias para reescrever a nossa história. E de adiamento em adiamento, quando damos conta estamos na vésperas do ano seguinte, entre o susto e o imediato conforto, sorrimos, tudo bem, temos mais 365 dias pela frente.
Não, esta não é uma história de desistentes, de acomodados, cuja história teria como titulo: Quem sabe um dia?.
Congratulo-me daqueles que conquistam o amanhã. O que seria do mundo sem pessoas apaixonadas por pessoas, projectos, causas, ideais? 
O que seria do mundo sem aquela força que nos leva a dizer: Sou um vencedor!
E este seria o nome da sua história.

7 comentários:

  1. Anónimo28.1.11

    Se a minha vida fosse um filme chamar-se-ia. Batalhas pedidas mas ainda resta muita guerra. Sou uma lutadora, ainda que raramente vencedora, não desisto.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo28.1.11

    A minha vida se tivesse um nome seria “Desistir jamais!” É o meu lema de vida.Rui

    ResponderEliminar
  3. Anónimo28.1.11

    Ora um nome para chamar ao meu argumento “Acredito na vida porque o amor existe” Não te rias, sou um romântico, mas há quem goste, para quê mudar?Bjs José

    ResponderEliminar
  4. Anónimo28.1.11

    Às vezes escrever quase por parábolas mensagens muito profundas. Há que as entender, há que as sentir. Cada uma agarra-a à sua maneira, na forma como lhe toca. Mas toca certamente pela sensibilidade e ensinamento. Bj Sandra B.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo28.1.11

    Já vivi as histórias dos outros, hoje escrevo a minha. Pode não ser a melhor mas vou em cada dia reaprendendo a escrevê-la, a melhora-la. Se escrevesse tão bem como tu seria por certo uma pessoa feliz. Bjs A.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo28.1.11

    Gostei muito da ideia de escrevermos a nossa história e não viver simplesmente em histórias alheias.Bjs Leonor

    ResponderEliminar
  7. Anónimo28.1.11

    Você tem razão, por vezes acomodamo-nos na vida dos outros sem coragem para viver a nossa. É isso aí, temos de escrever a nossa história e dar-lhe uma forma positiva. Bjs Marina

    ResponderEliminar