quarta-feira, 18 de maio de 2011

Post.it: Adeus manhã

Que me despertaste dos sonhos que a noite me ofereceu. Que me invadiste de luz solar a penumbra do meu quarto. Que o galo anuncia como se tu fosses  a sua maior alegria.
Que me abriu os olhos ainda raiados de sono.
Que me acordou o corpo envolto numa doce névoa de preguiça. Murmuro um ressentimento de cansaço e desilusão. Acuso a invasão não consentida do meu espaço e do meu sonhar. Aconchego-me envolta ainda de torpor. Mas o galo insiste no seu chamado, exige-me uma energia que ainda não acordou.
Levanto-me hesitante, lanço um saudoso olhar ao leito de conforto, transporte para o reino da fantasia nocturna.
A cascata de água promete levar consigo os resquícios da preguiçosa dolência. O pijama abandona-me, entristece-me com a sua partida, ultimo reduto que me liga ao sonhar. O café a fumegar traz-me por fim a vontade de um começo. Traz-me o desejo de um novo dia. Os passos encaminham-se para seu o destino. Fecho a porta, adeus, manhã, estou pronta para o dia.

6 comentários:

  1. Anónimo18.5.11

    As minhas manhãs começam cedo, não porque as obrigações a isso me obriguem. Estou aposentada, os filhos já seguiram o seu rumo. Nada me desperta, nem o galo. Apenas o final do sono, que muitas vezes nem é sonho. Porque já sonho pouco. Já durmo pouco. Apenas o que o corpo me pede. Ele passou a marcar o ritmo da minha vida. Mas gostei do seu texto, e tive saudades dos tempos em que tinha horários para tudo, levar os filhos à escola e chegar a horas à minha escola. Sempre a desejar o fim-de-semana e as férias para quebrar a rotina das manhãs. Um grande beijo, Adelaide

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18.5.11

    Ai as manhãs! deviam começar ao meio-dia. As manhãs deviam ser lentas sem chefes cheios de energia e colegas cheias de queixas. Será que eles não dormem? Como é possível já chegarem com tal dinamismo. Fico cansada só de os ouvir… Bjs Leonor

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18.5.11

    Quem me dera que fossem assim os meus despertares. Em vez do galo tenho duas crianças a gritar-me aos ouvidos. Não tenho tempo para despedir-me do vale dos lençóis, porque a correria começa ainda antes de abrir os olhos. Sou literalmente arrancado aos sonhos para um doce e ternurento pesadelo. Há dias em que me apetece resmungar mas depois olho para eles e penso que tudo isto passa tão depressa que o melhor é aproveitar. Bj, José

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18.5.11

    Às vezes não é preciso escrever longos discursos para dizer muito. A tua escrita é a prova disso. Sintética, clara, sensível e cheia de conteúdo. Por isso estou aqui todos os dias. Para “beber” um pouco da tua inspiração. Como a abelha que beija a flor.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18.5.11

    Esta encaixou-se mesmo no meu estado de espírito em todas as manhãs. Mas levo muito mais tempo a despedir-me dela. Só depois de 2 cafés e do teu post.it:. Bjs, Amália

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18.5.11

    Como sabias que era assim o meu amanhecer? Longo, lento, entre o desejo de regressar ao sonho e o enfrentar a realidade. Bj. Rui

    ResponderEliminar