quarta-feira, 22 de junho de 2011

Post.it: O humor

O sarcasmo é a hostilidade disfarçada de humor. Destina-se a magoar e é normalmente amargo e cáustico.
Quem o usa nem sempre conhece a dimensão das palavras que profere porque a amargura vem-lhe de dentro. Convive com ela, já faz parte de si. Quando lhe criticam a  atitude menos delicada, menos sensível, incapaz de reconhecer o seu erro prefere acusar os outros de terem falta de humor (inteligente) ou de serem demasiado susceptíveis. Até ao dia em que o sarcasmo lhe é dirigido, que lhe atinge o âmago, talvez a partir de então perceba. Que o humor devia servir apenas para divertir todos e não só alguns. Que devia ser partilhado como forma de entretenimento e não de corrosão e crítica
Explicando de outra forma: “ O humor compreende também o mau humor. O mau é que não compreende nada” Millôr Fernandes.
Não porque esteja de mau humor mas porque há realmente humores muitos maus, e de péssimo gosto.
Porque o importante para quem faz humor é ter graça, porquanto: “O espírito ri das coisas. O humor ri com elas” Carlyle.
Já o sarcasmo não faz bem ao ânimo, que só o humor anima: “O humor tem não só algo de libertador, análogo nisso ao espirituoso e ao cómico, mas também algo de sublime e elevado” Freud.
Em suma: “O humor é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros” Leon Eliachar
E porque rir é o melhor remédio não sejamos sarcásticos, vamos rir juntos?

22 comentários:

  1. Anónimo22.6.11

    Gostei desta exclamação muito bem vista. É terrível encontrar pessoas que estão sempre no gozo. Sempre a criticar sem saberem nada apreciar. Vou copiar este texto e mandar para muitas pessoas (algumas pode ser que enfiem a carapuça, porque lhes serve como uma luva) Leonor

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22.6.11

    Excelente, directo, sem subtilezas. Não é muito o teu estilo, mas devem ter-te chateado de alguma forma para sentires necessidade de o fazer. Que chegue a todas as pessoas que “brincam” sem saberem brincar com os sentimentos e emoções dos outros. Bjs, Amália

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22.6.11

    Apesar de ser claro, este post.it ainda é demasiado delicado para com pessoas que egoisticamente são sarcásticas e não ligam a mínima para o que dizem, sem consideração pelos outros. José

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22.6.11

    Cada pessoa é um complexo mundo de experiências. Transporta consigo o passado e o presente, todos temos as nossas mágoas e fragilidades, a amizade quando verdadeira procura conhecer esses pontos e em vez de os atingir, procura respeitá-los. Outras “amizades” são individualistas não conhecem nem têm particular interesse em ter esse conhecimento e cuidado. Agem impensadamente, não por egoísmo mas por demasiada ligeireza de expressão. Cabe a cada um adquirir consciência do outro. Sandra B.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22.6.11

    Gostei, mas gostei mesmo. Toma lá que é democrático! Espero que alguém aprenda esta lição. Augusto

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22.6.11

    Quem usa o sarcasmo, normalmente está a esconder as suas reais fraquezas. Goza com os outros porque sabe que eles têm mais coragem para serem verdadeiros. Aprendi isto mesmo ao longo da vida e ao percebê-lo, desvalorizei esses sarcasmos, ri-me deles. Porque vi-lhes a sua debilidade. Passei a senti-los como um elogio. Um abraço, Antero

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22.6.11

    Infelizmente, é uma realidade com que nos deparamos demasiadas vezes. Pessoas que só sabem apontar para os outros sem reconhecer o seu mérito. Porque todos temos valor. esquecem-se que se um dedo aponta para o outro os outros dedos da mão apontam para si próprios. Um grande beijo, Adelaide

    ResponderEliminar
  8. Anónimo22.6.11

    Concordo plenamente, mas acho que devias ter sido ainda mais directa. Há pessoas que não se tocam mesmo! Bjs

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22.6.11

    Faço minhas as tuas palavras. Rui

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22.6.11

    Minha amiga do coração, bem sei que sou meio aérea, se em algum momento fui menos correcta desculpa. É verdade, enfiei a carapuça, sou muitas vezes assim, brincalhona. Bem sei que nem sempre me acham graça. Diga-se que se fosse alguém a fazer-me o mesmo mandava a pessoa às ortigas em 3 tempos. Já sabes que sou uma desbocada, se ocorrer uma dessas situações diz-me logo, ok? Beijocas C.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22.6.11

    Claro que vamos rir juntas. Quem gosta de se rir sozinha ou dos outros não está com nada.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22.6.11

    Que apontamento tão verdadeiro. Quantas vezes me apeteceu “gritar” isto mesmo, mas faltaram-me as palavras. Faltou-me a coragem. Vou engolindo “sapos” enquanto os outros se vão rindo à descarada, pensado que estamos todos muito divertidos. Isso não é humor é egoísmo!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo22.6.11

    Muito bem visto, há quem se esconda sob a capa do sarcasmo para rebaixar os outros. Enquanto houver quem lhes ache graça ou adira ao clube só para não lhe calhar ficar na berlinda.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22.6.11

    És uma observadora inteligente, soubeste analisar bem esta questão. Mas não ligo ao sarcasmo. Sou superior a ele. Humor sim mas para todos rirem e não só alguns.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo22.6.11

    Grato pela abordagem do tema. Já me tenho aborrecido com colegas de trabalho por esse tipo de humor (sem graça alguma). Bj. Mário

    ResponderEliminar
  16. Anónimo22.6.11

    Devo confessar que tenho por vezes pouca delicadeza e já tenho magoado alguns amigos com as minhas brincadeiras parvas. Mas que fazer, sai-me assim. Quando são pessoas que nada me dizem, sinceramente, até acho que merecem. Mas aos verdadeiros amigos acabo sempre por pedir desculpa. Nuno

    ResponderEliminar
  17. Anónimo22.6.11

    Gostei muito das citações. Realmente o bom humor é muito divertido. Gosto muito do humor dos Gatos fedorentos, brincam e não ofendem ninguém. Bjs. Raquel

    ResponderEliminar
  18. Anónimo22.6.11

    Quem usa o sarcasmo como humor é porque não tem capacidade para ter graça de uma forma bonita e divertida. Andreia

    ResponderEliminar
  19. Anónimo22.6.11

    O sarcasmos não é humor é precisamente a falta dele. Beijos, Beatriz

    ResponderEliminar
  20. Anónimo22.6.11

    Não acho piada nenhuma a essas pessoas que gostam de gozar com os colegas e amigos. Dulce

    ResponderEliminar
  21. Anónimo22.6.11

    Já tentei chamar a atenção duma colega minha mas ela acabou por embirrar ainda mais comigo. Diz que não tenho sentido de humor, que sou uma sensível de mais. Tenho tentado não lhe ligar mas ela vem sempre implicar comigo. Nem sequer sou sua amiga. Porque não gosto de pessoas assim, mas é difícil quando se tem como colega uma chata destas. Porque será que ela não percebe que não é correcto agir assim? Afinal não é nenhuma criança para se portal como tal. Vou mandar-lhe o teu post.it, ok) Beijos A.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo22.6.11

    deixa-me rir : ahahahahahahahahahahahaha esta teve piada!aliás, muita piada. pieda, q é como eu chamo às piadas secas, desérticas.
    Ora publica lá, para fazer humor (ou sarcasmo)

    ResponderEliminar