quarta-feira, 6 de abril de 2011

Post.it: Sobreviver à crise

Já estou angustiada de tanto ouvir falar da crise. Por isso pensei, já que ela se instalou como uma hóspede que não convidámos, o melhor a fazer é aprender a conviver com ela.  Resolvi fazer uma lista de pequenas coisas que posso fazer sem agravar mais ainda as minhas finanças. Aqui vão algumas hipóteses:
1      – Dar  longos passeios, caminhar a pé. Há por este país  muitos locais bonitos e gratuitos.
2      – Ler,  tenho  na estante vários livros que ando continuamente a adiar para as férias de verão. E porque não reler os que já li e que me deram tanto prazer?
3      – Ouvir  boa música,  tenho uma grande quantidade de CDS que já não ouço há muito tempo.
4      – Vou talvez  dedicar-me  aos amigos, conversar, rir, partilhar ideias.
5      – Vou passar algum tempo na cozinha, o jeito pode não ser muito mas com um pouco de  imaginação e criatividade quem sabe se não sai um bom e barato petisco?
6      – Que tal abrir o baú das roupas, a moda é cíclica, o que é de outros tempos volta a ser um must nos dias de hoje. Combinar cores, tecidos, divertir-me a desfilar e a criar modelitos.
7      – Ou então escrever, quem sabe se dentro de mim não estará o próximo Nobel da Literatura? Se não estiver pelo menos diverti-me.
8       Depois quem sabe, meditar um pouco, acalma o espírito e a mente. Dar primazia à  imaginação, permitir-me ir a lugares paradisíacos sem sair do meu sofá.
9      – Tenho ainda como alternativa, sorrir, dançar na sala, cantar a plenos pulmões. Os vizinhos vão compreender que de vez em quando temos de libertar a  criança que há em nós.
10   – Porque não mimar-me? Dedicar-me algum  tempo, ao meu corpo. Passar um creme hidratante. Se tiver alguém por perto ainda dava mais jeito, quem sabe conseguia uma massagem.
11   – No final do dia, vou encarar a crise de frente, para evitar ser dominada pelo stress. Não quero antecipar o sofrimento. Deve-se viver um dia de cada vez  e preenchê-los com boa disposição.
12   – Adormecer, sonhar e acordar  tranquila, espreguiçar-me. E começar o dia com  pensamento positivo.

“A crise embora possa “doer” não é necessariamente uma coisa má. Pode ser também uma lição e uma oportunidade.”

8 comentários:

  1. Anónimo6.4.11

    Adorei os teus conselhos vou tentar seguir alguns, outros nem em momentos de crise consigo, cozinhar é uma arte que não domino.Bjs A.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6.4.11

    Algumas soluções são muito criativas, realmente em certos momentos como o actual temos que nos reinventar.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6.4.11

    Gostei das tuas sugestões, realmente é verdade, vamos acumulando coisas sem as apreciar, está na altura de ler os livros que me têm oferecido mas para o qual não tenho tido tempo. Bjs, Leonor

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6.4.11

    Depois de tantas ideias negativas sobre a crise já dava jeito que alguém desse ideias de como conviver com ela sem criar angústias. Vou tentar seguir alguns conselhos.Bjs, Amália

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6.4.11

    Neste momento de crise económica e pessoal, acho que a melhor sugestão é dormir, quem sabe sonhar…

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6.4.11

    Gosto sobretudo do teu sentido de humor, mas não deixo de apreciar as sugestões.Bjs. José

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6.4.11

    O humor e a esperança são a tua imagem de marca. Já me habituei a ela. Os conselhos são viáveis e divertidos, porque não tentar? Aceito o desafio, de dar asas à criatividade.Luís

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6.4.11

    Boas sugestões e tão económicas, qualquer bolso as comporta.

    ResponderEliminar