terça-feira, 12 de abril de 2011

Post.it: Só um bilhete


Fui ao cinema, não é importante o que escolhi para ver mas o que entretanto aconteceu. Fui ao cinema sozinha, não por não ter companhia, mas porque me sentia bem assim. Sem ter que negociar horários, filme, local, comentários durante a exibição ou ter que dividir as pipocas. Quando pedi um bilhete, o jovem fez um olhar incrédulo, quase me ri e apeteceu-me dizer “Sou gira mas nem tanto que seja estranho vir ao cinema sozinha”, parecia hesitante ao dar-me o bilhete, esse bilhete único, pedacinho de papel, triste de tão sozinho. Sorri-lhe, e com o meu habitual bom humor disse-lhe “Só se você quiser fazer-me companhia?”. Corou: - Não posso sair daqui. Respondeu-me. Mantendo o tom de boa disposição, retorqui, “Vê, até você me deixa sozinha, triste e abandonada!”. Este breve diálogo durou o tempo da compra de um bilhete. Um solitário bilhete comprado por alguém que não se sentia só. Um solitário bilhete vendido por um jovem sozinho no seu posto de trabalho, sem que alguém  lhe dissesse algo mais do que a informação de quantos bilhetes pretendia. Senti-me satisfeita, porque a minha “solidão”  fez-lhe por um instante companhia. Afastei-me feliz porque sentia ainda o seu olhar a acompanhar-me, e porque perspectivava que o filme oferecer-me-ia um excelente  final de tarde...
 

12 comentários:

  1. Anónimo12.4.11

    A solidão, mas que solidão a voluntária de quem se tem por companhia ou aquela que vai aumentado com o passar dos anos. Os filhos que voam do ninho, o companheiro que foi levado pela finitude da vida. Digo-lhe minha boa amiga, a solidão dói. Quando a nossa companhia já não basta, os amigos foram-se perdendo no tempo e os amores perdendo-se em cada estação do nosso viver. Por isso agradeço todos os dias a sua companhia, sempre tão doce e gentil. Um beijo grande, Adelaide

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12.4.11

    Este texto fez-me pensar no isolamento de muitas pessoas. No cinema não são tão visíveis mas num domingo à hora de almoço, vejo tantas mesas apenas com uma pessoa. Entristece-me, magoa-me gostava de ter a tua coragem, gostaria de me sentar numa dessas mesas e acabar com a solidão dessa pessoa por uns minutos. Bjs A.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12.4.11

    Gostei da história, conhecendo-te como conheço acredito que é verdadeira. Leio nela a tua destreza humorística, o teu sorriso sempre pronto a ser partilhado. Sei que não vais sozinha por falta de companhia, porque muitas vezes te convidei, a maior parte das vezes deixas o convite no ar. Bem sei que preferes conversar com as amigas e ir sozinha ao cinema. Que tal um café, um gelado, uma caminhada? Beijocas C.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12.4.11

    Tens razão é uma chatice ir ao cinema com pessoas que comentam o mesmo durante a sua exibição. Ou aqueles que querem namorar durante a sessão. Qual é paguei o bilhete, quero ver o filme. Namorar pode ser depois, há tempo para tudo. Bjs, Amália

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12.4.11

    Já senti o mesmo, a vontade de estar só, de ir ao cinema sozinha, mas não tive coragem. Tive receio do “olhar” desse jovem que vendo os bilhetes, da sua “pena” por ser “gira” e abandonada.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12.4.11

    Que história curiosa, a subtileza com que falas da solidão. O estar só pode ser uma opção. Uma boa opção quando estamos bem connosco. Bjs, José

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12.4.11

    Você é gira, mas gira mesmo, divertida, bem original no que escreve. Me divirto e mas também reflito com você. Gosto do seu equilíbrio. Seus temas são muito singulares. Beijos, Marina

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12.4.11

    Admiro a sua capacidade criativa e sobretudo observadora, do que vê e do que sente. Juntando-lhe humor e maturidade dá um resultado original com um ligeiro toque de anarquia que torna a sua escrita fluente a agradável. Gosto de “a ler” num só fôlego que nos deixa ansiosos por mais. Um abraço, Antero

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12.4.11

    Ok, percebi a indirecta. Da próxima vez não como as pipocas todas, mas que queres entusiasmei-me como o filme. Quando dei conta já não havia para ti. Bjs Rui

    ResponderEliminar
  10. Anónimo12.4.11

    Prometo que na proxima vez que formos ao cinema estou caladinha, PROMETO!Bjs F.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo12.4.11

    Tens razão, dizes para falar no final do filme, mas depois já me esqueci do que queria dizer. Gosto de partilhar opiniões. Quanto às pipocas, cada uma leva o seu baldinho, pronto. Mas não vás sozinha porque gosto de ir ao cinema contigo! Bjs

    ResponderEliminar
  12. Anónimo13.4.11

    mas porque carga de água as gaivotas não podem ir ao cinema sozinhas? ou as peruas, como eu? já qd vou vou ao cinema é o mm!!"é só um bilhete?" para a próxima respondo como tu!
    é isso e vou jantar fora! sempre q vou jantar fora sozinha, todo o mundo olha para mim. Pronto, eu sei q sou linda de morrer, mas não é preciso tanto, né? podem ser um pouco mais discretos!!

    ResponderEliminar