sexta-feira, 15 de abril de 2011

Post.it: PPR - Plano Para Recordar

Há muito que não me recordava daquela senhora de generosa idade e olhar complacente.
Nunca lhe perguntei o nome, mas gostava muito de a encontrar de quando em vez. Tinha sempre um sorriso desenhado nos lábios. O corpo já meio debruçado acusava o cansaço dos anos, mas insistia em continuar a trabalhar. Quando eu a via, ainda o dia mal acordara mas ela já tinha lavado as escadas do seu prédio e ia comprar uma carcaça para tomar o pequeno almoço. O bom dia vinha pronto e cheio de energia, um dia perguntei-lhe a idade. Fez um sorriso de menina e encolheu os ombros sem me responder, deixou no ar a incógnita que só o merceeiro desvendou. – Tem 91 anos, não parece pois não?
Parecia feliz, como se fosse possível ser feliz com aquela idade em que todas as dores e maleitas incomodam.
   Lá incomodar, incomodam. Respondeu-me.  – Mas faz parte, já as conheço há tantos anos que nem lhes ligo. Porque cada dia é um presente e envelhecer não tem que ser triste, desolador, como os mais novos pensam. Não é um tempo de acabar mas de começar. Começar a andar devagar mas também a ver melhor o caminho, a paisagem à nossa volta.
A solidão, não tem que ser solitária se tivermos aproveitado a vida para fazer o que gostamos. Dessa forma guardámos recordações  que nos fazem companhia.
Por vezes brinco e digo que no meu tempo de juventude não havia PPR(s). Mas que eu tive sempre o cuidado de ir juntando, não dinheiro que este mal chegava para o dia a dia,  mas lembranças e criei o meu PPR (Plano Para Recordar)
Muitos idosos vivem tristes porque só guardaram tristeza.
Colocou-me a mão no rosto e disse sabiamente. 
– Olhe, sabe o que lhe digo?  Comece hoje a sorrir e a juntar sorrisos para no futuro recordar. E quando chegar à minha idade faça viagens de prazer e não de culpa.
Porque o que passou, passou.   Recorde apenas o que de bom  ficou…

8 comentários:

  1. Anónimo15.4.11

    Gostei do teu texto, tão positivo, tão doce. Que ideia genial guardar hoje para recordar amanhã. Quando a solidão passa a ser a companhia, os amigos e familiares já faleceram ou foram-se perdendo pelo caminho, restam as memórias, as pequenas alegrias que fomos construindo. Bom PPR, Bjs, Sandra B.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15.4.11

    És uma pessoa com sorte encontras sempre pessoas tão bonitas, ou talvez seja a tua beleza interior que as veja assim. Obrigada pelo teu doce olhar. Bj, Rui

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15.4.11

    Que vontade tive de conhecer essa velhinha, imaginei-lhe o rosto e veio-me à memória a minha avó, teria 90 anos se fosse viva, que saudades. Bjs, Amália

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15.4.11

    Que avozinha deliciosa, de vez em quando cruzo-me com algumas, fico a imaginar as suas história, depois sigo apressada e esqueço. Tu vais sempre mais longe, páras, olhas, estendes a mão e ajudas (já te vi fazer isso) depois inicias o diálogo e nasce a história. Uma história de amizade e de esperança. Bjs A.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15.4.11

    Perdoe-me se faço indevidamente esta ligação, mas pareceu-me que havia uma subtil relação entre a “saudade” poética, a melhor forma de vivermos a vida e concluindo com este PPR, é como digo subtil mas parece haver um encadeamento. Digo-lhe que são um conjunto de mensagens muito sugestivas e ternurentas. Na minha idade já não posso recomeçar mas depois de ler os seus textos, sinto que cada dia uma oportunidade para caminhar. Um abraço, Antero

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15.4.11

    Que excelente ideia vou começar a fazer o meu PPR. Não tem custos monetários e os juros são garantidos em recordações de bons momentos. Bjs, Leonor

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15.4.11

    Adorei essa vovó cheia de espirito juvenil. Vou seguir seu consehlo e guardar muitas recordações para quando precisar delas. Beijo, Marina

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15.4.11

    Adorei esta história, tive inveja dessa velhota cheia de energia. Quem me dera um dia ser assim. Bjs

    ResponderEliminar