quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Post.it: Vida de solteira

Mais uma conversa de café entre amigas. Por fim chegaram, umas a horas, as mesmas de sempre, as outras, atrasadas também como sempre. Sentam-se e suspiram: - Finalmente sentei-me, sabes lá o que tem sido o meu dia, enfim a minha vida. Sempre a correr, o marido, os filhos, a mãe. A escola dos miúdos, o emprego, as actividades extracurriculares dos miúdos, as compras, as tarefas domésticas, os tpc(s) acompanhados. Bem, fico cansada só de ouvir. Encolho-me na cadeira, perante tudo isto como me posso queixar? Elas olham para mim com uma inveja de amiga: - Tu é que estás bem, solteirinha, tens o tempo todo para ti. Pois, reflicto. Observo em silêncio os meus dias, as minhas tarefas. Emprego, actividades desportivas, compras, lides domésticas e outras (tenho que tirar o silicone das marquises e colocar outro que o sol já queimou aquele antes que comece a chover, substituir a misturadora da torneira cozinha, que já deita mais água por trás do que pela frente, tapar os buracos que ficaram na mudança de posição do esquentador (ordens da Galp), substituir o casquilho da lâmpada da cozinha que estourou literalmente, pintar a parede da cozinha onde estava o esquentador que ficou com a marca do ausente, fazer dois pequenos móveis com prateleiras para colocar no lugar onde estava a botija do gás que agora já não existem porque foi colocado o gás canalizado, mudar o castelo da torneira do lavatório do WC porque já é preciso comer os espinafres do Popeye,  para a apertar, mudar uma peça no autoclismo para este deixar de fazer barulho e acordar o prédio inteiro e outras pequenas coisas que sempre aparecem) Coisa pouca. Porque a vida de solteira tem todo o tempo do mundo…?

8 comentários:

  1. Anónimo24.11.10

    Também sou "solteira" mas não tenho uma vida tão ocupada como a tua. Realmente as pessoas pensam que só a família é que ocupa o tempo, quando por vezes nós "solteiras" temos tantos ou mais afazeres. Obrigada por defenderes a nossa posição. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo24.11.10

    É bem verdade que nós "solteiras" temos o tempo muito ocupado, muitas vezes nem tenho tempo para me "coçar". As casadas acham que só elas é que não têm tempo porque não sabem o que é a nossa vida! Obrigada amiga, Bjs A.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo24.11.10

    Ó Olhares não leves a mal, mas tem que compreender que a tua vida não se pode comparar com a de uma pessoa casada. Podes ser muito ocupada, acredito. Mas Podes gerir o teu tempo, nós não, temos outras pessoas que desorganizam a nossa vida. É o marido a querer isto, os filhos aquilo, agora juntam-se as namoradas dos filhos. Quase não tenho tempo para mim. Enquanto o tempo é quase e só teu. Percebes? Bjs. Amália

    ResponderEliminar
  4. Anónimo24.11.10

    Não queiras comparar, tu és um caso à parte, tens habilidade para a bricolage. Agora a maior parte das "solteiras" nem uma lampada muda. Têm tempo para ir ao cinema ou para estar com as amigas, eu ando à imenso tempo para ir cortar o cabelo e nem isso consigo. Inscrevi-me no ginásio e nunca lá pus os pés. Cinema? Só para levar os miudos, já não vejo um filme para maior de 12 à séculos. Sabes o que isto é? Bjs Dulce

    ResponderEliminar
  5. Anónimo24.11.10

    E os solteiros/divorciados? Também não temos tempos para nada. Há quanto tempo não vejo um jogo de futebol, nem na tv, porque trabalho muitas horas e quando me sento no sofá adormeço. Não é tão fácil como parece, além disso tenho as tarefas domésticas e outras do género. Quando era casado era melhor, o tempo era organizado a dois, tal como as tarefas. Por isso tinhamos tempo para sair, ir ao cinema ou apenas namorar. Agora..., Bj Rui

    ResponderEliminar
  6. Anónimo24.11.10

    Vida de solteiro ou no caso divorcido, é mais simples? Quem disse? Não percebem que a dois é muito melhor porque o tempo é repartido enquanto que as pessoas sozinhas têm de fazer tudo sem ajuda de nínguêm? Os filhos, claro que ocupam muito tempo mas quando fico com ele também tenho que gerir o tempo para estar na sua companhia, mas mais uma vez é um tempo divido, ele ajuda nas tarefas. O resto do tempo estou sozinho para tudo. Cinema, teatro, ler, etc, não há tempo, tenho que ir engomar e lavar a loiça que já não tenho pratos limpos para usar. Bjs Mário

    ResponderEliminar
  7. Anónimo24.11.10

    Que me desculpem os solteiros, divorciados, etc. Mas a vida familiar duma pessoa casada não tem nada a ver com a da situação anterior. As tarefas são divididas? Deviam mas na maior parte não são,os filhos são uma ocupação muitas vezes da mãe. O tempo esse é repartido, mas uma grande parcela para marido e filhos restando pouco para nós. Claro que não a trocaria por outra vida. (Embora às vezes diga o contrário, desabafos) Mas gostava de ter um pouquinho de tempo para estar com as amigas, ler um livro sem ser interrompida, ouvir a minha música, ou simplesmente dormir nas manhãs de domingo. Bjs Lurdes

    ResponderEliminar
  8. Anónimo24.11.10

    Casadas, não levem a mal, mas realmente esquecem-se que nós "solteiras" também temos vida familiar. Temos muitas vezes que cuidar dos pais como é o meu caso, e permitam-me que lhes confesse, são mais dificeis de aturar que os filhos, enquantos estes vão crescendo, os pais vão perdendo a saúde e as faculdades, necessitando de cada vez mais atenção. Cinema? também já não sei o que isso é. Ler? também é dificil porque eles insistem fazer queixas um do outro. Lá vou arranjando tempo para namorar de quando em vez. Quando o namorado não se cansa por eu não ter muito tempo para ele e lá bate asas. Vida de solteira, é uma maravilha não é? Bjs

    ResponderEliminar