quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Era uma vez: O calor da bondade

Conta a lenda, com alguma poesia, que Martinho seguia no seu cavalo, num dia chuvoso e frio, quando encontrou um mendigo enregelado, a esmolar na beira da estrada empedrada. Poderia ter passado sem sequer o olhar ou dar-lhe uma esmola e seguir adiante. Mas o soldado Martinho sabia olhar e ver. Por isso, com a espada de soldado, cortou a sua capa ao meio e deu metade ao homem que nunca tinha visto mas em quem reconheceu um ser humano seu igual.
O seu gesto foi apreciado pelo astro rei, que afastou as nuvens e secou a chuva para poder brilhar e, assim, iluminar e aquecer aquele dia em que a bondade encheu o coração de quem a deu e de quem a recebeu.
É assim que o “verão de São Martinho” nos lembra que, além de apreciarmos as deliciosas castanhas, podemos multiplicar, com gestos simples, a atenção e a gentileza para com os outros, em todos os dias e momentos. Uma receita antiga, mas sempre eficaz para se viver com sentido e alegria.
.

3 comentários:

  1. Anónimo11.11.10

    São Martinho é mais conhecido pelas castanhas e pelo vinho. Foi bom recordar a história original.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11.11.10

    A receita pode ser antiga, mas atenção e gentileza são cada vez masi raras de se encontrar na ementa das relações interpessoais! Tens razão, são os ingredientes melhores para a alegria.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11.11.10

    Querida Sonhos, reconheço-te na história e na receita, na qual tens tanta experiência e sabedoria. Essa alegria que nasce da que damos aos outros aprendi-a de ti. Obrigada e bjs. IsBa

    ResponderEliminar