quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Post.it: O espelho

É um objecto sem nenhuma característica especial, parece uma coisa sem nada, sem alma, sem vida, sem atitude, sem palavras. E no entanto ele olha para mim e vê-me tal como sou. Revela cada detalhe que aceita de mim. Que mostra sem apontar defeito. Porque para ele eu sou um ser perfeito. 
Sorri-me, quando lhe sorrio. Olha-me nos olhos e vê-me a alma. Nem sempre gosto dele, há dias que não o consigo encarar, mas não adianta negar a sua existência porque há momentos em que por mais que me esconda, ele descobre-me à sua frente. 
Desnuda-me o sentir, obriga-me a ver quem sou em si. Já não tenho segredos para ele. Conhece cada detalhe, cada cabelo branco, cada ruga, cada estria, cada recanto em que me encanto ou por vezes me desencanto. Nem sempre é fácil estar ali, perante ele, sem defesas, é preciso coragem para abrir as pálpebras. 
Por vezes, tenho esperança que não esteja presente, mas está, porque ele sabe que não adianta fugir da realidade, então retribui-me a tristeza que sinto, a lágrima que teima em espreitar. E quando o vejo, tão triste assim, ponho de lado o meu desgosto e ofereço-lhe o mais amplo sorriso.

6 comentários:

  1. Anónimo5.1.12

    O espelho nem sempre é o nosso melhor “amigo” mas é certamente o mais verdadeiro. Escrito assim, no seu estilo literário, até apetece acarinhá-lo quando ele nos mostra a beleza que nos foge a cada dia que passa. Um grande beijo, Adelaide

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5.1.12

    Mais um tema singular na apreciação. A tentativa de fuga que fazemos de nós não querendo encarar o que somos. Porque nos parece longe do que desejávamos ser. Não adianta fechar os olhos e tentar não olhar. Ele está ali para refletir a nossa imagem. Uma imagem que nem sempre é a real porque está dependente do nosso olhar sobre ele e não dele sobre nós. Sandra B.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5.1.12

    Bem sei que não adianta fugir, é a nossa imagem que surge reflectida, mas já tenho encontrado em casas de amigas uns que me tornam muito mais elegante. Onde será que vendem aqueles que havia na feira popular e que nos faziam, altas e esbeltas? Bjs, Amália

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5.1.12

    Muito interessante este “espelho” este olhar sobre nós e não só sobre os outros. Alberto F.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5.1.12

    Adorei o teu espelho. Podes emprestar-mo de vez em quando? Preciso de aumentar a minha auto-estima e o meu espelho não ajuda muito. Bjs A.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5.1.12

    Viva, gostei muito deste espelho. Pareceu-me muito simpático, o meu não é assim tão amigo. Revela imagens de mim que eu não conhecia nem nos meus pesadelos. Beijocas, C.

    ResponderEliminar