quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Post.it: Think different

Todos temos um pouco de génios e de loucos. Mas há quem tenha  muito mais que os outros e da sua loucura surge a genialidade. São loucos porque não aceitam a verdade estabelecida, nem se encaixam na sociedade existente, querem mudá-la. São inadaptados, porque não conseguem acatar as normas que lhes são impostas, que  vêem as coisas de uma forma diferente do comum olhar. São rebeldes porque defendem a mudança e, não se deixam aprisionar pelo status quo.
Podemos contestar, acusar a sua loucura, a sua rebeldia. Até que um dia reconhecemos que são afinal, grandes génios. Porque são eles que empurram para a frente a humanidade. “Porque pessoas que são suficientemente loucas para pensar que podem mudar o mundo são aquelas que o fazem”. Poderemos discordar, recear a sua coragem como se ela fosse o despoletar de uma revolução. E em muitos casos foi mesmo uma revolução: científica, histórica, literária, etc. Não podemos contudo ignorá-los, pelo seu contributo para o desenvolvimento e conhecimento do mundo, para um futuro que foi desenhado num passado distante, mas que continua muito para além de nós. Génios como Copérnico, G. Galileu, F. Bacon, I. Newton, A. Einstein, Pasteur, N. A. Otto, T. Edison, M. Curie ou mais recentemente, S. Jobs. Que ao partir nos deixou um grande desafio “Mantenham-se insatisfeitos, mantenham-se loucos”. Porque ele teve a audácia que poucos têm de, pensar diferente.

15 comentários:

  1. Anónimo24.11.11

    Belíssima homenagem a um louco que foi essencialmente um génio. Amália

    ResponderEliminar
  2. Anónimo24.11.11

    Think different, o título diz tudo. A coragem de lutar por uma ideia, por um ideal.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo24.11.11

    Jobs foi um génio porque teve uma extraordinária ideia, minimizar os computadores e tornar mais acessível em termos de funcionamento para o cidadão comum. Tu também és um génio, só te falta um apoio tecnológico para concretizares as tuas ideias, tornavas-te de imediato bilionária. Entretanto, enquanto isso não se concretiza, vais sendo um génio literário. Pergunto-me muitas vezes onde vais buscar tanta inspiração, com que nos brindas todos os dias. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo24.11.11

    Ainda bem que existem loucos, ainda bem que existem génios. Se não fossem eles ainda estaríamos na pré-história. Sem a descoberta da penicilina estaríamos a morrer, sem a iniciativa de Jobs ainda estaríamos “pregados” a uma secretária à frente de um computador enorme e complicado. José

    ResponderEliminar
  5. Anónimo24.11.11

    Jobs foi realmente um génio, teve a louca ideia de tornar os computadores portáteis e mais do que isso pensou-os para que fossem simples de funcionar, para que qualquer pessoa de uma forma quase intuitiva trabalhasse com eles.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo24.11.11

    Adorei a homenagem merecida a um inadaptado, um rebelde, louco que teve a capacidade de pensar diferente dos outros.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo24.11.11

    É bem verdade que foi um génio, porque não caiu no conformismo das suas dificuldades sociais. Oriundo de um meio pobre, tornou-se milionário aos 20 anos. Porque se manteve até ao final da sua vida “insatisfeito e louco” como deve ser qualquer génio.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo24.11.11

    Há muitos “loucos” cheios de saudável “loucura”. Porque é assim que se reconhece a genialidade de pessoas que se recusam a ficar presos na camisa de forças normativa da sociedade. São eles que “empurram a humanidade a seguir em frente”. Felizmente que não há medicamentos que lhes “cure” a rebeldia e insatisfação. Sandra B.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo24.11.11

    Não me imagino a viver sem pcs, sem iphones, sem ipads, sem ipodes. O mundo seria mais cinzento porque Jobs é sem duvida alguma uma cor do arco-íris cientifico. Alberto F.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo24.11.11

    Pensa diferente. Pensa maravilhosamente. Tal como tu, que és um génio, inconformado, e à tua maneira um rebelde. Com uma deliciosa dose de loucura. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Anónimo24.11.11

    Que seria da nossa vida sem os computadores? Imaginam? Temos muito a agradecer a Jobs porque com a sua capacidade criativa, imaginou um pc, fácil de transportar e fácil de entender o seu funcionamento.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo24.11.11

    Não imagino como seria um mundo sem a coragem de Copernico ou de Galileu, sem a loucura de Einstein, sem persistência de Newton, a capacidade de Edison, sem a generosidade de Curie e sem Jobs que revolucionou o nosso entendimento de informática.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo24.11.11

    Não fizeste greve no teu blog? Ainda bem porque o dia ficaria mais triste sem este recanto de encantos. Bjs A.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo24.11.11

    Tenho visitado seu blog, sempre gostando do que você escreve. Adorando seus post its, seus poemas que não deixam ninguém indiferente. Hoje venho comentar esta lembrança, porque o génio de Jobs chegou ao mundo inteiro e o mudou para sempre. De vez em quando nasce um louco e nós ficamos eternamente gratos da sua loucura. Beijão, Marina

    ResponderEliminar
  15. Anónimo24.11.11

    De vez em quando surpreende-nos com textos que não sendo aparentemente literários nem poéticos mantém o teu toque sensível. Que escreve dessa forma tão própria, escreva o que escrever transporta sempre a sua criatividade para a forma como apresenta a temático. Hoje brindou-nos com uma homenagem, válida, merecida, à genialidade de cada inadaptado que nasce com uma saudável dose de loucura. A humanidade agradece o facto de terem pensado diferente. Um abraço, Antero

    ResponderEliminar