sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Post.it: Dá um passo em frente

Dá um passo em frente. Não te garanto o sucesso do caminho, mas a certeza, a consciência de que não se desistiu da luta, da conquista por um  ideal.
Dá um passo em frente, mesmo que seja um passo hesitante, já é um avanço, quem sabe um começo. O princípio do sonho ou a concretização da realidade.
Dá um passo em frente, mesmo que mais tarde tenhas necessidade de recuar para recuperar o fôlego perdido nessa aventura. Mesmo que tenhas que te afastar para perceber em que direcção deve ser dado o próximo passo.
Dá um passo em frente, porque só quem dá passos é que chega ao futuro. Muitos dirão que parado também se chega lá. Mas a verdade é que o futuro não é uma questão de tempo, do relógio que marca as horas, minutos, segundos de uma forma contínua e alheia à nossa vontade, ou à nossa inércia. O nosso futuro não se define pela mudança das estações. Pelas primaveras que trazem a seu tempo sucessivos invernos. O futuro não se realiza unicamente nas transformações biológicas do nosso corpo. Mas na realização do que somos e do que seremos se dermos um passo em frente.
Dá um passo em frente. Mesmo que seja um passo de cada vez, um passo trémulo e inseguro. Não fiques unicamente à espera que sejam outros passos a ser dados na tua direcção, por mais que seja cómodo ou que aparentemente menos arriscado. Talvez não te apercebas de todos os passos que já fizeram nesse caminho, que já chegaram ao meio da ponte enquanto esperam que tenhas a coragem de completares o restante percurso.
Dá um passo em frente se queres seguir por essa via ou segue noutra direcção que te pareça melhor para chegares à tua meta.
Porque, vás por onde fores, só podes ir, se deres, um passo em frente…

11 comentários:

  1. Anónimo25.11.11

    Aparentemente parece a continuação do (pensar diferente). O mesmo incentivo, o mesmo objectivo, ter coragem de lutar por um objectivo. Mas entre certezas e duvidas, já sem loucura. Porque só para os grandes passos é preciso ser-se (louco). Para os outros basta apenas uma vontade mais emocional. Um abraço, Antero

    ResponderEliminar
  2. Anónimo25.11.11

    Passar no tempo sem que seja o tempo a passar por nós. Um exemplo prático. A força de vontade de chegar mais além nos nossos objectivos de vida. Não baixar os braços enquanto se espera que seja a felicidade a descobrir-nos. Uma reflexão muito humana, que indica que não podemos ficar à espera que nos conquistem, por vezes temos que ser também nós a conquistar esse passo que damos e que é dado na nossa direcção. Sandra B.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo25.11.11

    A vida é feita de passos, que não caminha não chega a lado algum. Mais uma mensagem de estímulo. Um aviso, “dá um passo em frente” não esperes que tudo venha ter contigo. Leonor

    ResponderEliminar
  4. Anónimo25.11.11

    Gostei muito deste texto. Mais tranquilo que o anterior, porque nem para tudo é necessária uma grande dose de loucura. Por vezes basta um passo, pequenino, mas que pode fazer a diferença. Amália

    ResponderEliminar
  5. Anónimo25.11.11

    Quantos passos damos na vida, muitos, mas nunca os suficientes. Porque por vezes os passos que se dirigem na nossa direcção, não permanecem para sempre no nosso caminho. Entristece-nos, julgamos que demos passos perdidos. Mas percebemos mais tarde que tínhamos que percorrer esse caminho e todos os outros para encontrar o nosso. Que todos os seus passos sejam no melhor caminho. Um grande beijo, Adelaide

    ResponderEliminar
  6. Anónimo25.11.11

    Já dei muitos passos, mas tal como tu, mas tenho pouco sentido de orientação, ando sempre com os passos perdidos. Sei onde quero chegar mas não que passos dar. Algum conselho? Não me venhas falar de gps, tens experiência de que nem eles sabem todos os caminhos. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo25.11.11

    Passos? Isto anda mal, só se for ao pé coxinho, sabes que parti um pé? Mas não deixo de ir dando uns passinhos, dolorosos, mas recompensados por outros passos que caminham com os meus. Bjs A.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo25.11.11

    Gostei destes passos. Só gostava de saber para onde devo seguir. Arrisco por esse caminho? E se não correr bem, volto para trás? Não serão passos em vão? Não sei amiga, diz-me tu, posso caminhar, estás a meio da ponte?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo25.11.11

    Depois de dares estes passos vou tentar dar os meus. Espero que eles encontrem outros no meio do caminho, porque caminhar sozinho e em vão é muito mais cansativo.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo25.11.11

    O problema dos passos é sempre a direcção, para trás, para a frente para os lados? Sinceramente, estou na dúvida, acho que vou adiar esse passo, quem sabe e com um pouco de sorte, surgem passos que se aproximem e me convidem para caminhar com os seus. Não me leves a mal o comodismo, mas já estou velha para correr riscos! Bjs

    ResponderEliminar
  11. Anónimo25.11.11

    Ok. Vou tentar, não garanto que dê muitos passos ou que sejam grandes, mas tal como tu dizes, desde que seja um começo, sempre é um avanço.

    ResponderEliminar