segunda-feira, 25 de julho de 2011

Post.it: Promete-me

Promete-me que serás diferente. Que lutarás por aquilo em que acreditas. Que não desistirás até atingires a meta. Que superarás todos os obstáculos. Que te levantarás todas as vezes que caíres. Que não te acomodarás só porque é difícil. Que não te deixarás ir na corrente só porque é mais fácil. Que não te deixarás convencer a ser assim, só porque todos o são. Que saberás dizer não quando for necessário, mesmo quando te implorarem um sim. Promete-me que não te tornarás indiferente ao mundo em que vives. Que não lhe virarás as costas só porque não é bonito. Que o enfrentarás mesmo que te magoe. Que não te desculparás com a falta de tempo e arranjarás força de vontade para cuidar dele.
Promete-me que não sufocarás a tua consciência só para não a ouvires chamar-te à realidade.
Promete-me que não te deixarás dominar pela inveja. Que não entrarás em rivalidades só para subires na vida.
Promete-me que serás gentil com os mais fracos e compreensivo com os que se julgam mais fortes. Que darás a mão a quem precisar dela para se apoiar. Que calarás os teus problemas para escutar quem os tem muito maiores. Que não sobrevalorizarás a tua dor perante a dor dos outros.
Promete-me que farás tudo para teres orgulho em quem és. E que um dia, daqui a muitos anos, olhes para trás e sintas que mesmo não tendo tudo, tens aquilo que conquistaste com o teu esforço. E se tiveres perdido muitas batalhas sabe que venceste a guerra, a tentação de ser apenas mais um, igual a todos os outros. 

9 comentários:

  1. Anónimo25.7.11

    Um texto lúcido, cheio de bons conselhos, mas como tal, muitos deles ficam apenas no plano das boas intenções. Nós pais bem lhes queremos transmitir essa mensagem, mas a vida irá encarregar-se de moldar o carácter. Não bastam os genes, não bastam os amigos, o ambiente em que cresce e se desenvolve, é o conjunto de tudo e sobretudo da sua vontade.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo25.7.11

    Ser correcto, justo, verdadeiro, quem não queria ter seguido sempre este percurso? Aqui e ali há que cortar caminho, seguir a via mais fácil. Sobretudo quando vemos que nos ultrapassam seguindo por atalhos e ficando sempre com o nosso lugar, para o qual até teríamos melhor desempenho, só porque soube ser (mais esperto), teve mais (lata) ou menos escrúpulos?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo25.7.11

    Vivemos numa sociedade competitiva. É difícil resistir à tentação de seguir os mais populares, aqueles que têm sucesso e que nos podem levar com eles para o topo, mesmo que seja apenas ilusório. Ser diferente, muitas vezes significa não ser aceite no grupo, crescer sozinho, ser a vítima predilecta daqueles que o vêm como uma ameaça. O crescimento é difícil, uma prova dura de vencer. A família tem aqui um papel relevante, é o apoio que deve estar sempre presente para criar solidez, e valores para uma consciência que se desenvolve de forma sadia. Bj. Sandra B

    ResponderEliminar
  4. Anónimo25.7.11

    Tudo isso é muito verdadeiro, é quase um ideal, aquilo que queremos para os nosso filhos, futuros adultos que vão ser o nosso orgulho e o deles próprios, mas também já passei pela idade deles, pelas suas mesmas dificuldades, de não pisar o risco, quando tudo à nossa volta é tão apelativo. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo25.7.11

    Quanta razão há nesta mensagem, a nossa coragem ou a falta dela para assumirmos a nossa diferença se essa for a nossa consciência. Não fazer algo só porque os outros fazem, ter capacidade de lutar pelo que se acredita. É difícil, perdem-se (amigos) ou talvez não. Um grande Beijo. Adelaide

    ResponderEliminar
  6. Anónimo25.7.11

    Amiga promete-me que nunca vais deixar de nos presentear com mensagens destas.
    Gostaria de te prometer todas essas coisas mas muitas vezes as marés são mais fortes que as nossas forças e lá somos arrastados nelas. Bjs, A.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo25.7.11

    Giro, muito giro este post.it. Tão terno como a própria imagem que o ilustra. Luís

    ResponderEliminar
  8. Anónimo25.7.11

    Prometo q já não luto pelo aquilo em q acredito porque esgotei as minhas forças; q desisti antes da atingir a meta, pq o ânimo me faltou. Q não superei todos os obstáculos, pq por cada um q superava outros dois se erguiam.Q não me levantarei sempre q cair, pq os ossos me doem e as lágrimas me pesam...E que um dia, daqui a muitos anos, qd olhar para trás, sinto mesmo q não tenho nada e lutei em vão, por sonhos, castelos no ar, mas terei a sensação de não ser de não ser apenas mais um, igual a tantos outros, isso terei. E sabes pq? Pq ninguém, ou poucos, são tão tão determinada e estupidamente tolos como eu.

    ResponderEliminar
  9. "Mais vale as lágrimas de ter perdido do que a vergonha de não ter tentando por medo de fracassar".

    ResponderEliminar