quarta-feira, 20 de julho de 2011

Post.it: Bastam algumas gotas

Porque o assunto geral é a crise. Que entrou nas nossas vidas, de uma forma mais ou menos agressiva. Que prometeu ser provisória mas que  ameaça permanecer por tempo indefinido. Que nos prometeu ser pequena e pouco incomodativa mas tende a dilatar-se pelos quatro cantos da nossa existência, limitando as nossas vontades, desejos e sonhos. Questionamos esses limites, queremos conhecer os passos que podemos dar. Entretanto vamos cortando aqui e ali, para diminuir a nossa crise. A angústia cresce cada vez mais em nós como se fosse uma nuvem que ameaça tornar-se um nevoeiro que nos rouba o brilho do sol, então recolhemo-nos numa mágoa que não conseguimos retribuir aos culpados, porque os desconhecemos, porque tememos que em parte tenhamos sido nós, com gastos inconscientes. Afastamo-nos, fechamo-nos, silenciamos o sentir. No entanto esta crise não pode gerar uma outra crise, a de falta de entreajuda, de solidariedade e de amizade, quando para isso bastam algumas gotas:
- Gotas de perdão para quem nos magoa sem o perceber.
- Gotas de carinho para quem necessita dele.
- Gotas de amor para que este nunca sucumba.
- Gostas de afecto por todos aqueles que se cruzam connosco.
- Gotas de paciência para com aqueles que têm uma perspectiva diferente da nossa.
- Gotas de tempo para oferecer a quem necessita de contar com o nosso apoio.
- Gotas de silêncio para saber escutar o desabafo dum amigo.
- Gotas de amizade para a repartir por todos em nosso redor.
- Gotas de justiça para não incorrer em erro.
- Gotas de humildade para reconhecer o nosso engano.
- Gotas de alegria para repartir por quem a perdeu
- Gotas de ânimo para construir a felicidade.
Porque mesmo sendo pequenas, todas as gotas juntas, constituem um vasto oceano.

8 comentários:

  1. Anónimo20.7.11

    Mais um post.it daqueles que me deixam em suspenso, numa reflexão profunda. Há coisas que parecem tão óbvias e não as vemos. Tu tens essa capacidade de nos despertar para a realidade. De uma forma tão suave como um amanhecer. Bjs. Leonor

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20.7.11

    Sempre realista com um misto de sonho. De quem se recusa a deixar de sentir. Continua assim e a dar-nos momentos como este. Mário

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20.7.11

    Que dizer desta mensagem? Que me tocou profundamente, porque é nos momentos mais difíceis que nos devemos lembrar de ajudar os outros, mas é neles que nos recolhemos com medo que algo similar nos aconteça.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20.7.11

    Por vezes basta uma gota, é bem verdade. Essa gota que para nós pouco significa, para quem nada tem, ela faz toda a diferença. Rui

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20.7.11

    No momento difícil que atravessamos, é bom lembrar que não devemos afastar-nos dos outros nem afastá-los de nós. É um momento de união e não de solidão. José

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20.7.11

    Profundo no que nos ensina. Uma lição de vida. Que esta crise nos faça crescer como seres humanos e que aprendamos a valorizar o que de melhor temos para oferecer. Bjs. A.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21.7.11

    Gota a gota se constrói uma mensagem, que é torrente a desaguar no oceano de sabedoria e beleza que Olhares aqui vai criando.
    Contra a crise, para evitar todas a crises, bastam estas "gotas", que não custam dinheiro e quanto mais se dão aos outros, mais se crescem em nós.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21.7.11

    Gota a gota se constrói uma mensagem que é torrente de sabedoria, como todas as outras deste blog. Contra a crise, a atenção aos outros, a bondade e a solidariedade.

    ResponderEliminar