terça-feira, 26 de julho de 2011

Post.it: A direcção do olhar

Há quem seja feito de passado. Viva de histórias guardadas a que chama recordações. Há quem caminhe sem sair do mesmo lugar. Passam os dias, passam os anos, e um dia quando o final se aproxima de si, não o aceita porque não caminhou para ele. Então dá-se conta que não tendo passado pelo tempo, o tempo, passou por si. Não adianta negar, não adianta parar o tempo só porque nós parámos, ele prossegue alheio à nossa vontade. Passa como se tivesse asas de vento. E quando reclamamos da sua rapidez. Responde-nos com altivez , - O tempo é igual para todos, uns vivem-no com o olhar preso no que passou, na infelicidade que viveram, outros têm o olhar apontado para o futuro, aproveitam cada instante para procurar a felicidade que ainda não alcançaram. 
E porque o tempo continua a passar, não se esqueçam de escolher a direcção do vosso olhar.

8 comentários:

  1. Anónimo26.7.11

    Tens razão amiga, mas por vezes tenho dificuldade em largar o passado, quando quero que ele seja o meu presente e se prolongue para o futuro. Se não te importas vou ficar a piscar o olho ao passado ainda mais algum tempo, não descurando a visão do futuro. Bjs, Leonor

    ResponderEliminar
  2. Anónimo26.7.11

    Para q saibas o qt te aprecio, este post-it vou roubar e publicar(com as devidas honrarias), lá no outro lado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Anónimo26.7.11

    Há verdades que sabemos, que já fazem parte de nós. Contudo temos dificuldade em pronunciá-las em escreve-las, porque temos igualmente dificuldade em as aceitar. Deixamos fluir, afinal não podemos impedir o tempo de prosseguir. Você escreve-as, não sei se as enfrenta, mas tem a coragem e as apresentar. E ao lê-las constatamos que talvez não seja assim tão complicado. Aprecio a sua forma de relativizar as situações que tendemos a não encarar. Um abraço, Antero

    ResponderEliminar
  4. Anónimo26.7.11

    Mais um post.it, cheio de bom senso. É verdade que a escolha é nossa sobre a direção que devemos olhar. Mas não é fácil de olhar para trás quando para a frente não se vislumbram grandes opções.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo26.7.11

    O passado é em muitos casos a nossa âncora, a nossa aprendizagem, aquilo que somos de tudo o que fomos sendo. O futuro é uma incógnita que nos assusta, mas que fazer? Parar é morrer por isso com ou sem escolha o futuro é o nosso caminho.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo26.7.11

    Amiga, como sempre adorei a tua reflexão que me deixou a refletir sobre o assunto. Sou como tu dizes mais uma que olha tanto para trás que um dia deste choca com o futuro e fico magoada. Mas que fazer? Vou tentar mudar a direção do meu olhar. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo26.7.11

    Uma análise muito pertinente, psicológica. Gosto muito da tua simplicidade enganadora que nos faz supor fácil o que é muito difícil. Desenraizarmos para conseguirmos ir em frente, dói, e muitos não suportam a dor preferem viver numa espécie de falsa anestesia. Vou oferecer este texto a alguns dos meus pacientes. Tenho a certeza que lhes será útil. Sandra B.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo26.7.11

    Uma boa imagem do que fazemos quando não temos coragem para conquistar o que está à nossa frente. Bj. José

    ResponderEliminar