terça-feira, 19 de julho de 2011

Post.it: O que a gramática não diz

Podes dominar as regras gramaticais, ser exímio em ortografia ou até possuíres a mais bela caligrafia. Mas de que serve tanta teoria, tanta técnica, se não conseguires escrever algo que chegue ao coração do teu interlocutor?
Serão os verbos capazes de amparar uma lágrima que teima em deslizar? Poderão os adjectivos só por si dar ânimo a quem precisa duma palavra amiga? Será que os nomes ou pronomes chegam para preencher o vazio de uma alma?
Quantas vogais e consoantes  perdem-se à deriva num  rio de frases, em busca dum caminho para acalmar as emoções. E acabam tantas vezes por se tornar apenas barbarismos, sejam eles anglicismos, galicismos, italianismos ou outras importações de palavras que os eruditos exibem com a vaidade de quem conhece todos os arcaísmos e neologismos.
 Quando o que a humanidade necessita é de encontrar nas palavras despretensiosas, nas simples proposições, no após a dor causada, quem sabe, a humildade de um perdão. Com a delicadeza de quem cuida, de quem ama o seu semelhante.
Mas a escrita cada vez mais uma arma em vez de um abraço, espraia-se em debates contra as banais convenções, éticas e xenofóbicas.
Outros há, que quais pintores de abstraccionismo, compõem versos de poesia ausente. Deslizam pela escrita em escorreitas figuras de estilo. E ao seu estilo embalam, mas não respondem, nem tão pouco correspondem com uma palavra gentílica, que traga a solução.
Quanto a mim, adepta da comunicação, mergulho sem medo em águas onde mal sei nadar. Apenas para te escrever, o que na ignorância do meu saber, o meu coração de carinho te pode oferecer.

5 comentários:

  1. Anónimo19.7.11

    Tens razão as palavras deviam ser mais do que regras embora seja necessário que se escreva sem erros que levem a diferentes entendimentos. Mas mais do que tudo o mais importante é o que se escreve e não só como se escreve. E perdão, mesmo que se escreva de forma errada entra no coração na forma certa. Bjs. Amália

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19.7.11

    Já tinha saudades do teu humor, mesmo quando ele se esconde num aspecto mais formal. Consigo imaginar a velocidade da escrita e a forma divertida do teu sentir. Adorei a escolha das regras apresentadas “Serão os verbos capazes de amparar uma lágrima que teima em deslizar? Poderão os adjectivos só por si dar ânimo a quem precisa duma palavra amiga? Será que os nomes ou pronomes chegam para preencher o vazio de uma alma?” Adorei. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19.7.11

    A sua escrita surpreende, pela delicadeza e profundidade num estilo sereno e leve. A capacidade de se sentir à vontade quer seja em prosa ou poesia ou ainda num tom mais de brincadeira, surpreende e agrada a leitores que mais do que as palavras, valorizam o sentido. Embora a minha preferência vá sobretudo para a poesia ou para a prosa poética, não deixo de apreciar este tom mais jovial. Um grande beijo. Adelaide.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19.7.11

    Um elegante jogo de palavras. Bem colocadas, elucidando que as regras gramaticais são a forma mas que necessitam de conteúdo. Há quem muito escreva e sem erros a apontar mas nelas não encontramos amizade e amor. Um abraço. Antero

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19.7.11

    Eis um post.it bem ao teu estilo, divertido e atento às expressões gramaticais que precisam de ser preenchidas com sentimentos. Mário

    ResponderEliminar