segunda-feira, 11 de julho de 2011

Post.it: Aquela boneca triste

Fiquei prisioneira daquele olhar triste. Ela que estava igualmente prisioneira naquela montra. Tornou-se o seu lar enquanto espera por mãos que a abracem, que lhe acariciem a dor, a solidão, que lhe embalem a mágoa. Mas que tristeza é essa que carrega consigo?  Afinal todas as bonecas têm expressões alegres, são feitas para divertir e embalar as infâncias felizes. No entanto, aquela boneca triste nega-se a olhar-me, como se estivesse em si escondida uma nostalgia longínqua. Imagino as mãos que a  moldaram, que lhe pintaram a tristeza nos olhos. Os lábios silenciosos calam, sabe-se lá que segredos. Quem lhe terá roubado o sorriso? Quem lhe terá  roubado a infância, os sonhos de crescer envolvida em ternura?
Acaricio-a com o olhar através do vidro da montra, quem me dera devolver-lhe o sorriso e o desejo de ser feliz. Quem sabe se o meu ensejo mais profundo conseguiria chegar até às mãos de quem a criou e a tornou  num corpo de pano, rosto de borracha misturado com o sal de lágrimas, duma dor que não conta, mas revela subtilmente nas bonecas que cria e oferece ao mundo, com a mensagem implícita: Deixem as crianças crescerem felizes, não lhes roubem a infância porque esta nunca mais regressa.
Há histórias com final feliz e esta é uma delas, a boneca triste já encontrou  um novo lar. Encontrou mãos que a abraçam. Uma alma gentil que cuida dela com carinho, que lhe devolve o sorriso. Claro que nós não o podemos ver mas sabemos que  ele está lá.

6 comentários:

  1. Anónimo11.7.11

    Muito bonito, humano, como tudo o que escreves com um olhar atento. Aparentemente superficial, porque até uma boneca o fez deter e divulgar, mas na verdade mostra a pessoa que vive de alma atenta. José

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11.7.11

    Um texto profundo, inquiridor dos meandro do sentir humano que encontrou na boneca o seu espelho.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11.7.11

    Até as bonecas já andam tristes, afectadas pela crise?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11.7.11

    Será que pode dar-se alegria à pobre boneca? Talvez muito carinho de uma criança alegre. Se não resultar, quem sabe um pouco de maquilhagem?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11.7.11

    Uma boneca muito bonita, um texto ainda mais bonito e nada triste. Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11.7.11

    Realmente, que boneca tão triste, que razões terá para estar assim? Deve ser como dizes, reflectiu a tristeza do seu autor. Bjs A.

    ResponderEliminar