quarta-feira, 13 de julho de 2011

Post.it: Educação

Estava eu mergulhada na minha leitura quando fui bruscamente interrompida. Ergui o olhar meio incrédula. Quem chegava trazendo consigo tal multidão de sons? A minha amiga já famosa neste espaço de escrita, claro.
- Não sabes o que me aconteceu.
Suspirei em silêncio. Adivinhando mais uma das suas muitas desventuras. Mas como amiga é para essas coisas, ofereci-lhe toda a minha atenção.
- Imagina que me bateram no carro! Já ia atrasada para a minha aula de ginástica, saí da garagem e dei de caras com um fulano que passava em excesso de velocidade, é que ele nem me viu de tão acelerado que estava! E depois ainda disse que a culpa era minha porque vinha a sair duma garagem. Claro que eu sei o código e reconheço a sua prioridade, mas não reconheço é a sua falta de educação. Chegou a pé de mim e disse “mulher ao volante, perigo constante”
Olha subiram-me uns calores, passei-me,  girei a baina e preguei-lhe um sermão daqueles que ele acabou por declarar-se culpado porque ia distraído ao telemóvel. Ora não querem lá ver, o raça do homem que ainda nem um palmo da cara tinha, já se armava em machão?!
Não suporto tal coisa, tu sabes que eu sou uma pessoa calma e polida, mas não tolero machismo.
Deu-me vontade de rir, mas não me atrevi. Confesso que certas atitudes também me fazem sair do sério. A razão é algo muito relativo, cada um defende a sua. E as leis são na maior parte dos casos meramente interpretações que cada um usa a seu jeito. Claro que há regras e a fundamental, penso, é a educação.

5 comentários:

  1. Anónimo13.7.11

    Detesto esses comentários de machismo. Há homens que não podem ver mulheres em funções que noutros tempos foram seu domínio. Realmente o que lhes falta é civismo e sobretudo educação.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13.7.11

    Acho sempre curioso falar-se de machismo, quando a culpa é sobretudo das mulheres. Não são elas as mães que os educam? Acho que a mudança de atitude tem que começar nelas. Bjs, Amália

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13.7.11

    Sejamos realistas, mulheres e homens ao volante têm uma grande diferença de raciocínio. Não vou começar aqui uma discussão sobre isso. Porque tal como dizes o que importa é a educação, que se manifesta na atitude diária para com todos Homens ou Mulheres. Mário

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13.7.11

    Diverti-me com este texto, já vivi situações semelhantes. Quem me dera ter a coragem desta nossa amiga. Mas os fulanos eram uns matulões que nem permitiam discussão, apesar da culpa ser deles. Deixei essa tarefa para o seguro, é para isso que lhes pago. Mas um dia destes vou aprender artes marciais e ai de quem se meta comigo! Beijocas C.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13.7.11

    Não sou machista, e até acho que as mulheres conduzem melhor que os homens. São mais cuidadosas e atentas. José

    ResponderEliminar