segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pst.it: Estás aí?

 Estás aí? Não sei, não te vejo, não te sinto. Há um silêncio que me causa dor. Um inverno que me estremece a alma. Não sei se estás aí à frente desse monitor, lendo o que escrevo, hesitando em oferecer-me uma palavra que venha colorir a página em branco ou em deixar-me cair no vazio do esquecimento.
O mundo das comunicações mudou, aproximou-nos, e no entanto sinto-te tão distante. Numa distância que desconheço porque não é geográfica mas emocional. Faz parte da vontade de cada um querer ou não comunicar, dar um pouco de si ao outro. Um olá que se deixa eternamente adiado, para um amanhã que nunca chega. Porquê? Porque, é demasiado fácil, demasiado rápido, pode ser feito, sentido num outro momento. Depois das tarefas profissionais, das familiares, das sociais, das burocráticas, depois de todas as outras, talvez menos importantes, algumas certamente menos agradáveis, mas a amizade pode sempre esperar. Não é um compromisso, não tem hora marcada, é uma das poucas liberdades que temos, obedecendo apenas à vontade. Uma vontade que se acomoda, cansada da rotina, das horas que voam imperceptivelmente.
 Estás aí? Procuro-te, estendo o olhar, perscruto as linhas eléctricas, as fibras ópticas da modernidade, mas não te encontro, nesse abraço virtual que fica vazio de calor humano. Porque talvez não saibas, mas as simples palavras aqui desenhadas, transmitem calor a  quem as lê e faz chegar ao coração através de sofisticados canais onde os sentidos apreendem as emoções e as transformam em sorrisos.

40 comentários:

  1. Anónimo3.10.11

    O seu texto, como sempre bem escrito, trás à discussão um bom tema. O esquecimento, o relativizar das relações, o acomodar, o adiar e um dia descobrimos que estivemos a semear uma estrada de solidão. Acreditamos nas amizades virtuais, mas quando delas necessitamos, desligam-nos o botão. Afastam-se sem deixar rasto, como se nunca tivessem existido. No entanto não deixam saudade, porque na realidade nunca existiram. Por isso garanto-lhe que estou aqui, grato por cada pequeno momento de escrita que nos oferece. Um abraço, Antero

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3.10.11

    Minha querida, como compreendo as suas palavras, revejo-as em tantas vidas, na minha inclusive, nas amigas que se foram afastando, caindo definitivamente no silencio. Lembro-me muitas vezes delas, mas perdemos o contacto. Neste mundo tão pequeno, podemos tão facilmente perdermo-nos nele. Só tenho pena de não lhe poder dar um abraço caloroso, porque já a sinto como uma amiga. A sua escrita tem tocado o meu coração. Um grande beijo, Adelaide

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3.10.11

    Sua escrita tem chegado longe, aqui em Lárissa leio e gosto. Kostis

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3.10.11

    É verdade que não vemos, não sentimos muitas vezes quem está do outro lado da (rede). Por vezes perdemos tempo com amigos virtuais, desses que nunca vamos conhecer o calor enquanto nos vamos distanciando daqueles que já conhecemos na realidade. Porquê? Porque julgamos que esses são sólidos e para sempre, os outros são apenas um passatempo, uma frágil companhia. Esquecemo-nos de que como qualquer relação a amizade também tem de ser cuidada. Bjs Leonor

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3.10.11

    Procura bem, encontrar-me certamente perdido nos bits, afogado nos bytes, não escrevo gigas mas garanto-te que o meu gostar de ti é maior que um terá byte. André

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3.10.11

    Tens me surpreendido pela positiva, tão discreta, com uma jovialidade engraçada, sempre a brincar e a relativizar tudo. Quem diária que tens tanto saber nesse coração? Estou sempre aqui, porque aprecio descobrir-te e descobrir os teus olhares.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo3.10.11

    Claro que estou aqui, onde estaria depois de me viciar nos teus post(s). Carla

    ResponderEliminar
  8. Anónimo3.10.11

    Ora bolas, pensei que sabias que estava aqui, mesmo quando nada te digo, garanto-te que estou, que rio e choro com as tuas mensagens porque me tocam profundamente. H.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3.10.11

    Olá estou aqui, sempre a ler com prazer o que escreves. LM

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3.10.11

    Já sabes que estou aqui, estarei sempre aqui, nesta fase da minha vida em que só as tuas palavras me dão alguma alegria. Bjs A.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo3.10.11

    Minha querida amiga, reconheço que tens razão, que quanto mais fácil é chegar aos outros mais adiamos esse gesto. Comodismo, preguiça, mas nunca esquecimento. Estou aqui. J.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo3.10.11

    Estou aqui, desculpa não deixar uma mensagem. Quero sobretudo que saibas que não é por motivo algum de desinteresse, conheces-me sabes o porquê. Bjs MD

    ResponderEliminar
  13. Anónimo3.10.11

    Gosto de visitar o seu blog aqui nos EUA, Nova Orleãns . Helen

    ResponderEliminar
  14. Anónimo3.10.11

    Gosto do que escreve, sou wilma, aqui em S. Paulo, beijos pra você

    ResponderEliminar
  15. Anónimo3.10.11

    És especial, já to tenho dito, não acreditas, sorris, encolhes os ombros. Deves pensar que é um comentário de amigo. Mas é o comentário de quem encontra em ti a sensibilidade rara que partilhas generosamente. É por isso que estou aqui.Um imenso abraço João Carlos

    ResponderEliminar
  16. Anónimo3.10.11

    Tens razão, quem aqui vem devia sempre deixar um olá. Mesmo não se identificando. Eu digo-te sempre o que as tuas mensagens me fazem sentir. Pedacinhos de felicidade que vou coleccionando. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo3.10.11

    Oi tenho pesquisado e parei aqui, te descobri, gosto da sua escrita, Wirna

    ResponderEliminar
  18. Anónimo3.10.11

    Ler você é uma delícia. Todo o carinho. Alexandra

    ResponderEliminar
  19. Anónimo3.10.11

    Deixo sempre uma mensagem porque não quero que desista de escrever as coisas bonitas que escreves. Luís

    ResponderEliminar
  20. Anónimo3.10.11

    Tou aki. João

    ResponderEliminar
  21. Anónimo3.10.11

    Sabes que estou e deixo sempre uma palavra, mesmo que seja sempre a mesma, repitia porque é verdade, gosto de começar o dia com o teu post.it. Amália

    ResponderEliminar
  22. Anónimo3.10.11

    Gosto de seus textos, linda mensagens. Um beijo enorme de Cabo Frio, Rosalina

    ResponderEliminar
  23. Anónimo3.10.11

    Ainda não sabes que estou? José

    ResponderEliminar
  24. Anónimo3.10.11

    Estou sempre aqui. Onde poderia estar melhor acompanhada de tão belos textos? Rosa

    ResponderEliminar
  25. Anónimo3.10.11

    Procura melhor vais-me encontrar certamente porque nunca falto à leitura do teu blog. Teresa

    ResponderEliminar
  26. Anónimo3.10.11

    Gostei de encontrar seu blog. Tou te lendo em Garujá, Paula

    ResponderEliminar
  27. Anónimo3.10.11

    Claro que estou. Sempre apreciando os teus posts, Mário

    ResponderEliminar
  28. Anónimo3.10.11

    Tou, mas estou mesmo, porque te gosto. Do Rio de Janeiro. Beijos, Hélio

    ResponderEliminar
  29. Anónimo3.10.11

    Gosto de ler seu blog. Raquel

    ResponderEliminar
  30. Anónimo3.10.11

    Você sabe que tou aqui, lendo e partilhando com os amigos, beijão, Marina

    ResponderEliminar
  31. Anónimo3.10.11

    Realmente não vemos mas tenho estado aqui

    ResponderEliminar
  32. Anónimo3.10.11

    you know that I'm here...

    ResponderEliminar
  33. Anónimo3.10.11

    De facto tens razão. Eu todos os dias "bebo" as tuas belas, eloquentes, preciosas e pertinentes palavras, quer seja na forma de post-it, quer na forma de poesia, mas muitas vezes não deixo mensagem.
    Como sabes a nossa AMIZADE tem pouco de virtual, pelo contrário é bem concreta e tu sabes que podes contar sempre comigo. Bjs I.

    ResponderEliminar
  34. Olá, afinal, estão aqui. Obrigada pela visita. Se gostam, voltem sempre, será um prazer estender até vós o meu abraço.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo3.10.11

    Faço minhas todas as palavras e comentários que tenho lido, também estou aqui, sempre que posso. Quando não posso o meu dia não fica completo falta-lhe o teu animo. Obrigada Cristina O.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo3.10.11

    Como vês há muitas pessoas que tb aqui vêm, sou uma delas. Daquelas que não deixam sinal, só na estatística, sou a número 1000. Mas sabes onde me encontrar. Bjs AP

    ResponderEliminar
  37. Anónimo4.10.11

    Desculpa, os silêncios, é como tu dizes, mera acomodação, embora também seja verdade que nem sempre o tempo chega para tudo. Ok, já sei que sou desorganizada. Mas é como tu dizes faz parte do meu charme!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo4.10.11

    Não sabia que eu estava aqui? Mas estou, porque tu estás e estando tu, só pode ser um bom lugar para se estar.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo4.10.11

    Estou aqui, mesmo que nada te diga. Mas venho sempre aqui, encher-me da tua energia positiva. Beijos Paula M.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo4.10.11

    Claro que estou aqui, onde tu estiveres.

    ResponderEliminar