sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Post.it: Hoje é um dia especial

Não porque seja uma data especial no calendário. Não porque tenha acontecido algo de diferente que deva ser lembrado. Mas porque despertei, porque recebi este dia como um presente. Vesti a minha melhor roupa, desenhei no rosto o meu mais radiante sorriso. Perfumei-me com caros perfumes. E recebi-o no meu lar, acolhi-o  na minha vida, abri-lhe as portas da minha festa, convidei-o a entrar. Mostrei-lhe como era especial.  Enchi-o de luz, de alegria, de harmonia. Dancei com ele, senti-o, aninhar-se no meu coração. Senti-o sereno, reencontrado com todos os outros dias que nunca concretizavam os meus sonhos. Senti-o feliz, porque não é todos os dias que o dia pode sentir-se feliz. Ele oferece-se a nós, no entanto não reparamos na sua permanência, na sua teimosia de recomeçar todos os dias, para que o recebamos, para que o tornemos melhor que o anterior. Todas as noites o dia adormece cansado de tentar, de nos chamar, de nos fazer tropeçar nele, quem sabe assim o vejamos. No entanto limitamo-nos a critica-lo, a fazer queixas da sua imperfeição, do frio, da chuva, do sol, do vento, do céu e do luar que nos oferece. Um dia, sem sabermos porquê, ele desiste de nós e não desperta no nosso olhar, e não nos ergue para o receber. Ele que sempre encontrou as portas fechadas e a janelas cerradas, recusa-se a  bater de novo a cada porta. Recusa-se acompanhar-nos, a dar-nos mais uma chance. E nesse dia, porque o hoje desistiu de nós,  vamos  permanecer para sempre no ontem sem a oferta de um amanhã.

10 comentários:

  1. Anónimo28.10.11

    Esta é uma lição aprendida, talvez a tenha percebido um pouco tarde, mas gostei de encontrar a estabilidade emocional que me permitiu reconhecer a alegria de cada pequeno instante. Já não critico os dias, procuro neles o melhor que eles têm e aproveito para o viver. Gostei de ler esta visão no seu texto, acho que você é daquelas poucas pessoas que aprenderam cedo, o que eu levei tanto tempo a perceber Carpe Diem. Um grande beijo, Adelaide

    ResponderEliminar
  2. Anónimo28.10.11

    A insatisfação é própria do ser humano, é isso que o faz procurar novos caminhos, novas experiências. É salutar mas como em tudo há que estabelecer um limite interior. Estabilizar na questão de saber se a nossa insatisfação não se torna permanente e dominadora da nossa vida. Se não nos faz correr atrás de sonhos impossíveis sem aprender a valorizar e a melhorar o que temos. Sandra B.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo28.10.11

    Temos tantos dias que julgamos sempre que podemos adiar tudo para outro dia. Mais tarde constatamos que já nos fogem os dias, para se juntares àqueles que nada fizemos para os prolongar na nossa vida. Bjs Amália

    ResponderEliminar
  4. Anónimo28.10.11

    Minha amiga do coração, quanta verdade o teu pequeno texto encerra. Temos tantos dias e só de vez em quando resolvemos tornar algum especial. Normalmente, é uma ordem do calendário e poucas vezes do coração. Obrigada por nos lembrares da importância dos dias. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo28.10.11

    Hoje é um dia especial, mais que não seja porque é sexta e vem aí o fim-de-semana. Mas é verdade todos os dias deviam ser especiais por existirem em nós.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo28.10.11

    Gostei do teu post.it, não sou um leitor assíduo, mas gosto de te vir visitar de quando em vez e ficar a reflectir sobre o que escreves. Tens uma alma bonita. Namaste, Gaspar

    ResponderEliminar
  7. Anónimo28.10.11

    Li com prazer o que escreves. Tens uma sensibilidade especial para olhar o mundo e tornar tema de abordagem o improvável, as coisas que temos como certas e nas quais nem pensamos. José

    ResponderEliminar
  8. Anónimo28.10.11

    Gostei. Mas não gosto sempre? Porque és uma fonte inesgotável de inspiração e de ternura. Como me disseste um dia, retribuo-te o comprimento porque se aplica mais a ti do que a mim “És uma carícia de vento” Bjs A.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo28.10.11

    Como sempre admirável na forma literária. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Anónimo28.10.11

    Hoje é de facto um “Dia Especial”, porque….
    Está um Sol lindo, uma luz esplendorosa,
    um dia magnífico, como que a dizer-nos que depois da tempestade vem sempre a Bonança…
    Tenho Amigos… e
    Tenho, Temos, as tuas belas e inspiradoras palavras todos os dias.
    As de Hoje a lembrarmo-nos de como é bom viver,
    Como cada dia é um DIA ESPECIAL….
    Bjs

    ResponderEliminar