quinta-feira, 26 de abril de 2012

Um novo 25 de Abril?


Quando as esperanças recaem sobre o passado  é porque algo está errado com o presente e porque certamente não antevemos um futuro satisfatório. É o que dizem os saudosismos, enunciados aqui e ali, quando a pergunta vai adquirindo forma e dimensão, “engordando” os cabeçalhos das revistas e dos  jornais.
Quando o ainda sussurro no pensamento, ganha voz cada vez mais firme e torna-se nota de abertura dos noticiários televisivos. “Precisamos de um novo 25 de Abril?” Claro que sim!  Mas também de um 26 de Abril e de todos os dias do mês e do ano, não para olharmos para trás.
Não para fazermos as revoluções que já foram feitas, não para gastarmos as nossas energias em suspiros, mas para olharmos em frente, para darmos os passos necessários para chegarmos mais longe, a um futuro que se afasta cada vez mais do passado.
Porque é para lá que nos dirigimos, quer queiramos é lá que estão as soluções, é lá que acontecem as concretizações. Independentemente das estradas que escolhemos, das curvas sinuosas que teremos que percorrer, das descidas que podemos conhecer, dos obstáculos que temos que transpor, tudo isto para alcançar a meta.
Em vez de gastarmos rios de tinta a escrever cabeçalhos que incitem mais ainda à inconstância. Em vez de questionarmos os “profissionais da política” sobre soluções retiradas de outras épocas com crises datadas. Porque não questionar cada um de nós. Se estamos todos juntos, não só no problema mas na tentativa de solução e nos objectivos ou se pelo contrário vamos permanecer de costas voltadas, de portas fechadas enquanto mergulhamos na nossa crise pessoal ou tentamos ficar imunes à crise que já toca os outros com receio do seu contágio. Precisamos dum novo 25 de Abril para chegar ao 26. Não podemos dispensar dia algum. Porque não podemos deixar de viver cada momento da nossa existência.

6 comentários:

  1. Anónimo26.4.12

    Bem vinda de volta aos teus post-its. Gostei da volta que deste ao tema do 25 de Abril e a necessidade do 26 e de todos os outros para ver se saímos de vez desta crise. Bj. Alberto F.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo26.4.12

    Viva, estava a ficar com saudades tuas, ainda bem que voltaste com a mesma energia literária. Viva o 25 de Abril mas que vivam mais ainda todos os dias seguintes que possamos viver.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo26.4.12

    Bom regresso com a lembrança do 25 de Abril, um tempo de futuro que todos desejamos que seja afortunado. Quanto ao passado, tiremos as lições e seguimos em frente. Um abraço, Antero.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo26.4.12

    Ainda bem que existiu um 25 de Abril para a conquista da liberdade. Mas também ainda bem que há sempre um 26 para seguirmos e frente e superarmos os obstáculos da vida. Beijocas, C.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo26.4.12

    Ainda bem que regressaste já sentia falta das tuas mensagens. Começas recordando a ideia de 25 de Abril num passado que deve olhar em frente. Amália

    ResponderEliminar
  6. Anónimo26.4.12

    Acho que não precisamos de um novo 25 de Abril de 1974, precisamos sim de muitos 25 de Abril de todos os anos vindouros.

    ResponderEliminar