segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Post.it: O sol dum sorriso

Há dias assim, em que tudo parece estar contra nós. Em que as coisas nos voam literalmente das mãos e estatelam-se no chão. Em que temos um trabalho para acabar mas o computador não obedece às nossas ordens. Em que o café resolve saltar para cima da nossa camisola deixando-nos uma recordação visível para todo o dia. E como problema atrai problema, o chefe informa-nos uma hora antes que vamos ter uma reunião na outra ponta da cidade e pede-nos a elaboração de um relatório para ser apresentado.
Há dias assim em que tudo nos parece um caos. Se formos pessimistas facilmente nos deixamos enlear nessa rede caótica de acontecimentos. Porém, essa não é a minha onda. E lá vou contrariando a tendência, falando com os meus pensamentos “Não me vou dar por vencida”.
Por fim, parece que as coisas entram nos eixos, suspiro, paro no semáforo, olho o relógio pela milionésima vez, divago o olhar numa visão panorâmica que nada absorve. Vou acalmando, relaxando, aproximando a perspectiva, à minha frente atravessa uma senhora já idosa, caminha devagar, ergue a mão, podia ser um aceno, um cumprimento, mas sinto que me pede desculpa pela lentidão dos seus passos. De repente tenho a necessidade de lhe sorrir, não para a cumprimentar, mas para lhe pedir desculpa pela minha pressa de seguir em frente sem reparar na sua presença.
Começo a pensar nas lições de vida que cada pessoa nos dá, quando nos permitimos aprender. Quando paramos para sentir. Porque assoberbados com a rotina, não temos tempo para sorrir para outra vida que por um instante se cruza com a nossa.
Estamos na semana do Carnaval, não sou grande fã desta festa, mas gostaria de lhe dar algum sentido. Não me vou disfarçar do que não sou: Princesa, Fada, Super-herói. Vou desenhar no rosto um sorriso. Não importa se por detrás desse sorriso esteja ou não alguma tristeza. “O sorriso é para a humanidade o que o sol é para as flores”. Vou sorrir, porque um sorriso diz muitas palavras gentis. Porque um sorriso contém muitos gestos de ternura.
Desafio-vos a fazer o mesmo, a sorrir, nem que seja no breve momento em que esperam que o sinal luminoso passe de encarnado a verde. “Um sorriso enriquece quem o recebe sem empobrecer quem o dá”.

7 comentários:

  1. Anónimo20.2.12

    Nesta vésperas de carnaval não esperava outra mensagem da tua parte. Encontrando algum sentido na frivolidade da celebração.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20.2.12

    O fato de carnaval que te ficava bem para além deste belo sorriso seria sem dúvida um imenso coração, para revelar a dimensão interior do teu. Bjs, Amália

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20.2.12

    Para quem não te conhece, devo esclarecer que tu não sorris só no carnaval, sorris o ano inteiro. Porque és uma pessoa bem disposta e porque és emocionalmente generosa. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20.2.12

    Há dias assim em que tudo nos corre mal e não tem o desfecho do teu. Dias em que mergulhamos nos nossos dramas pessoais e não somos capazes de ver quem passa ao nosso lado. Talvez se eu sorrisse aliviasse a minha dor e a dor de outra pessoa. Mas não conseguimos ter essa capacidade nesse momento nem no momento seguinte em que estamos bem e por isso vamos adiando a nossa visão do outro.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20.2.12

    Vou seguir o teu conselho, vou sorrir, não só quando estiver parado no semáforo mas cada vez que me lembrar de ti e da tua simpatia. Alberto F.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20.2.12

    Adorei a foto do “teu” sorriso, embora não seja tão luminoso como o que eu conheço pessoalmente. Bjs A.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20.2.12

    É verdade, um sorriso, por vezes é a solução de um impasse que se poderia tornar num problema.

    ResponderEliminar