segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Post.it: O Natal já lá vai...

Gosto do Natal, da sua antevisão, da expectativa, da espera, dos projectos, das esperanças, dos desejos que silenciamos e de todos os outros que oferecemos com o ânimo de aquecer os corações amigos. Gosto do Natal no inverno, de ver as nuvens de palavras que saem das bocas num ramalhete de desejos que, quem sabe num destes natais se concretizem. Gosto do cheiro a madeira a arder nas lareiras que aquecem lares, e as famílias que se reúnem à sua volta, partilhando, histórias, lembranças de anteriores natais ou quem sabe de futuros. Gosto do nevoeiro da noite de Natal que nos convida a mergulhar nele sem medo, para descobrir os seus mais bonitos segredos. Gosto da solidariedade que estreita os abraços. A comunhão de sentimentos que se partilham sem avareza. Gosto da manhã de Natal, quando o sol exibe o seu mais belo sorriso e, nos oferece a paisagem ideal para um passeio pela frescura do dia acabado de nascer. Gosto do Natal quando os meus sentidos são embalados pela sua melancolia que me leva a supor eterna a temporalidade desta quadra.
De repente, o dia seguinte. Sinto-me arrancada desse torpor, que me rouba a nostalgia do sorriso que ainda me emoldura o rosto. Tenha uma certa dificuldade em encarar de novo a rotina. Talvez seja da minha costela alentejana, porém, são os genes sociais que imperam na esgrima de argumentos, nesta cidade que nos molda a vontade, nestas  artérias enfeitadas de veículos que paciente ou impacientemente nos conduzem de volta à realidade da nossa vida, dos nossos dias, já sem Natal.
Porém, o coração ainda sente o teu embalo, e envia-te não uma despedida mas suspiro de saudade, até para o ano, Natal…

7 comentários:

  1. Anónimo26.12.11

    Sei bem o que isso é, o depois, quando ainda nos sentimos natalícias.
    Faço como tu, espero pelo próximo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo26.12.11

    Não tem que ser assim, pois não? A ideias não é que seja Natal todos os dias do ano? Por eu não tentamos?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo26.12.11

    Eu sabia que voltarias, mesmo com o ar a ainda a cheirar a Natal. Não sei se aproveitando algumas férias ou congelando no trabalho. Desejo que sintas sempre o Natal vivo em ti.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo26.12.11

    Ainda não deu para sentir essa nostalgia, ao longo desta semana ainda tenho presentes (atrasados) para repartir. Além disso depois mergulhamos nos projectos e esperanças da Passagem de Ano. Só depois é que começo a estabilizar e verdadeiramente a saborear tudo o que aconteceu. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo26.12.11

    Tenho idêntica sensação, misturada com uma calmaria depois do reboliço que é sempre a reunião familiar. Mas mais tardo ou mais cedo, vem a saudade do espírito de Natal, que por mais que desejemos acaba por misturar-se com a rotina da vida. Amália

    ResponderEliminar
  6. Anónimo26.12.11

    Como tu dizes, até para o ano Natal. Cá estaremos, no mesmo lugar, com o mesmo espírito e desejo, se Deus quiser. José

    ResponderEliminar
  7. Anónimo26.12.11

    Não estou pronta para essa despedida, faltam ainda muitas celebrações…

    ResponderEliminar