quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Post.it: Cheguei atrasada


Cheguei atrasada, dizia desolada. Cheguei atrasada, eu que sou sempre tão pontual, cheguei atrasada! Repetia constantemente.
Depois de tantos lamentos entendi a situação e tentei explicar-lhe: Que ninguém chega atrasado à Vida. Estamos sempre no tempo certo, aquele que temos que viver. Podemos chegar tarde a certos acontecimentos que compõem o nosso dia-a-dia, mas talvez mesmo assim não estejamos atrasados. Lembro-me de ter lido a história de um americano que atrasou-se para o emprego, ficou aborrecido, porque todo o seu dia iria ser diferente, e foi. Porque nesse dia as Torres Gémeas foram atacadas e com isso perderam-se muitas vidas, mas não a sua. Somente porque chegou atrasado. 
Pensando bem será que não chegamos na hora certa, aquela que é a nossa hora? Se esta minha amiga tivesse chegado a tempo, àquele encontro, podia, talvez ter mudado a sua vida, teria dado um passo em direcção à felicidade ou quem sabe pelo contrário? Nunca o saberemos mas não nos preocupemos demasiado com o relógio, contudo não descuremos os nossos compromissos, adiando o tempo. Não usemos esta ideia de que tudo acontece na hora certa como desculpa para não ser pontual. 
Porque a hora certa pode passar ao nosso lado enquanto estamos distraídos com coisas a que nos apegamos para não termos que lutar por novos caminhos.
Os novos caminhos obrigam a novas decisões e, para além da dúvida que a novidade sempre encerra, há uma certeza, a dor de cortar cada (cordão umbilical) a que nos agarramos. Uma falsa segurança. Porque a vida vive-se sem rede por baixo. No entanto, não há maior vitória do que aquela em que nos enchemos de coragem e caminhamos para o futuro, deixando para trás o passado. Quem sabe esteja na hora? 
Não podemos deixar de agir só porque achamos que já é tarde demais. Nunca é tarde demais enquanto aqui estivermos estamos no tempo (certo).

9 comentários:

  1. Anónimo10.8.11

    Uma reflexão feliz e em busca da felicidade estará na hora (certa)? Será agora ou esperar pela próxima como quem toma o barco seguinte? Se pudéssemos prever o futuro tudo seria mais fácil. Mas vivemos neste universo de realidades construídas, mais do que o tempo, o momento. Agarra-o antes que fuja, se não for o (certo). Recomeça…

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10.8.11

    Qual o tempo certo? Sempre aquele em que estamos, porque do seguinte nada sabemos, nem se será ainda nosso.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10.8.11

    Um texto bem ao teu jeito, simples, directo, denso no que transmite. Que nos diz? Que tudo tem o seu tempo, não sabemos qual por isso o melhor é não adiar, nem tão pouco antecipar-se com receio de que não exista outro melhor. É difícil escolher, viver sem rede, sabendo que a cada passo nos podemos magoar. Como agir? sempre que possível com bom-senso. Sandra B.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10.8.11

    Gostei, mas gostei mesmo, porque me esclareceu sobre mim, sobre os outros, senti-me menos só nas minhas dúvidas temporais. Bjs A.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10.8.11

    Gosto da sua exposição de ideias, a forma como joga com a teoria dando-lhe lógica. Aprecio o seu lado psicológico, enunciando com clareza mas simultaneamente com grande sensibilidade. Estou certo de que consegue facilmente ajudar quem precisar de apoio. Continue assim… Francisco

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10.8.11

    Que bom, descobri que afinal não chego sempre atrasada, mas na hora certa, na minha, os outros é que se antecipam e depois moem-me o juízo. Tenho que lhes explicar que não estou atrasada porque tudo tem a sua hora.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo10.8.11

    Isto é uma desculpa para o pessoal que chega sempre atrasado? Já estou a ver que pertences a esse grupo que me enerva solenemente pq me deixam à seca! Espero que só os pontuais leiam o teu texto, porque se não vão aproveitar a tua teoria. José

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10.8.11

    Gostei do texto mas não gosto que cheguem atrasados aos encontros, eu chego sempre a horas. Não sei se é a hora certa, mas é a hora que marcam, então que tal não chegarem atrasadas? Bjs Amália

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12.8.11

    Obrigada Amiga, porque finalmente conseguiste entender-nos..., finalmente conseguiste perceber que chegamos atrasados não porque queremos mas porque o destino assim o quis. Nós bem tentamos, mas é que tentamos mesmo, mas... Tu que és para mim o símbolo da pontualidade, ou melhor o símbolo das pessoas que chegam sem 1/4h adiantadas. Por isso, não pude deixar de dar uma gargalhada quando vi o comentário do José a dizer tu fazias parte do grupo dos atrasados... Por isso eu que faço deste "Grupo" adorei o teu post-it e muito obrigada. Bjs

    ResponderEliminar