segunda-feira, 7 de maio de 2012

Post.it: Uma questão de visão...


 “Vês bem?” Pergunta-me depois dum prolongado silêncio. Como as conversas com ela nunca são meras conversas, começo desde logo a procurar o sentindo do assunto.
 – Depende do que se quer ver, mas suponho que sim. Nunca me faltou visão.
Continua de olhar perdido como se visse algo que eu não vejo. Sigo na mesma direção, não vejo nada, ou melhor, nada de especial. Uma planície despida de árvores, de pessoas. Mas certamente com muito para ver, e ela, parece ver algo muito mais interessante, muito melhor do que a minha vista alcança. Fecho os olhos, talvez a audição me traga essa forma de visão, ouço o vento, ouço o voar dos pardais, ouço ao longe um ribeiro a deslizar. Ouço a sua voz, que me faz sair do meu quase estado de hipnose.
“Não precisas fechar os olhos para ver”. Logo agora que estava a entrar na sua “onda” pensei, ela diz-me que ainda não é isto que devo ver!
– Que devo ver afinal? Pergunto-lhe já num desespero de busca e desencontro.
– "O Bem." É a resposta que me dá, como se fosse um sopro de vento antes de cair no seu habitual mutismo.
O Bem, murmuro em silêncio, enquanto a palavra me dança nos pensamentos. Mas como o ver, se a visão não basta. Como o ouvir, se a audição não o alcança? Talvez ele não esteja nos elementos banais que compõem o nosso dia a dia, com factos e objetos que vemos só talvez, para evitarmos esbarrar neles e nos magoarmos. No entanto, quero acreditar que consigo ver  o Bem, na origem de tudo o que existe, antes de seguir um rumo diferente. Num sorriso, antes de transformar numa lágrima. Num abraço, antes de transformar numa partida. No sonho, antes do despertar…
Sim, é verdade, o Bem não se “vê” de olhos fechados, nem mesmo de olhos bem abertos quando o buscamos no  aparente, no que um rápido olhar nos oferece. Temos de abrir bem os olhos, não o procurar mas encontrá-lo quando o conseguirmos sentir, visível no coração.

7 comentários:

  1. Anónimo7.5.12

    Num início de semana tão cinzento e molhado, visitar o teu blogue é sempre algo que nos deixa muito melhor. Porquê? Para além de escreveres muito bem, o que escreves é sem dúvida alguma tocado pelo Bem que existe no teu coração.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7.5.12

    Minha querida, é uma delícia começar a semana assim, com um texto que nos deixa a sonhar sem despertar. Acredito que o Bem está em tudo o acontece antes de os transformarmos. P. S. Adorei a tua homenagem às mães. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7.5.12

    Muito bem escrito, como sempre. Numa forma de diálogo que apenas está ali como elemento de ligação a um pensamento mais profundo. O Bem que não vemos, nem quando abrimos muito os olhos. Mas quando olhamos mais profundamente lá onde se conjugam mais do que os sentidos com o bater do coração. Um grande abraço, Antero

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7.5.12

    Interessante é o meu primeiro pensamento. Mas logo a visão consegue ler mais intensamente e ver mais além onde o Bem está presente nas entrelinhas que nos falam da pessoa que és. Alberto F.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7.5.12

    É mais que uma questão de visão, é uma questão de ter ou não o Bem no coração. Bj. Leonor

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7.5.12

    Não sei como consegues mas surpreendes sempre pela positiva. Deixas um toque de Bem em tudo o que escreves. Já agora acrescento que gostei muito de ler o post do dia da mãe. Beijos. Filomena.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7.5.12

    Como é que se consegue começar a semana com um assunto tão intenso? O Bem sinto-o cada vez que “te leio”. Obrigada. Bjs. A.

    ResponderEliminar