sexta-feira, 4 de maio de 2012

Post.it: Conta a minha história


"Conta a minha história, porque só tu a sabes contar. Conta a minha história, não quero que caia no esquecimento, nem quero que se transforme num lamento.
Escreve as minhas memórias, por curtas e vazias que possam ser. Só tu a sabes contar, encher de sentido e mostrar que não foi uma história vivida em vão. Que valeu a pena ter estado aqui deste lado oculto do sol, convivendo com as minhas sombras e, porque não reconhecer, com algumas luminosidades. Conta a minha história, preenche-lhe os momentos tristes com a tua serena alegria, porque foram muitos, demasiados para que só eles fiquem registados. Não te esqueças de contar que lutei, que nunca desisti. Que a cada queda me reergui. Inventa-me alguma coragem, aquela que não tive para romper os grilhões do destino e reescreve-lo com novos caminhos. Não precisas de colorir cada capítulo, mas também não lhe dês tons demasiado cinzentos. Não fales só dos meus invernos, não me vistas de tristeza, preciso que me idealizes princesa mesmo que no meu castelo de cartas. Preciso que me pintes alguns sorrisos que o rosto endurecido, já não sabe esboçar. Atenua-me as rugas, molda-me algumas curvas na alma, alguma ternura no coração.
Conta a minha história, da forma como tu sabes. Como se fosse uma Mona Lisa pintada por palavras, aquelas que só tu conheces quando as deixas florir no peito. Sei que serás generosa com os elogios, porque tens um olhar complacente. Sei que tornarás suaves as minhas falhas, que encontrarás uma forma de justificar os meus erros. Sei que me tornarás melhor do que sou. Mas ainda assim, peço-te, sê benevolente comigo, sê paciente com a minha impaciência para ler o final que me escolheste. Se não for pedir demais, inventa-me um final feliz. Mesmo que não seja real. Assim, certamente vão gostar de mim, na tua história…"

8 comentários:

  1. Anónimo4.5.12

    Por vezes é preciso que outros contem a nossa história, que a vejam do lado de fora, com o necessário distanciamento. Esse olhar que nos apresenta um quadro menos dramático do que aquele que sentimos. É bom quando contam a nossa história e lhe encontram recantos de beleza que nós que estamos demasiado mergulhados nos nossos problemas não visualizamos. Sandra B.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4.5.12

    Adoraria que a minha vida fosse escrita por ti. Tenho a certeza que lhe encontravas um sentido que não encontro. Beijocas, C.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4.5.12

    Realmente tens uma capacidade de escrita invulgar. Tornas as coisas mais banais em narrativas quase poéticas. Este texto que parece nada contar, conta a história de alguém, de todos nós. Com os seus bons e maus momentos. As nossas fraquezas que não queremos revelar, as nossas vivências que desejamos colorir e por fim a esperança de um final que nos faça justiça e nos apresente um momento feliz. Beijos, Filomena.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4.5.12

    Contarei a tua história, mostrar-te-ei bela, sem precisar de inventar, basta reler os versos dos teus poemas.Trarei felicidade à tua vida, será fácil, basta devolver-te a alegria e a paz que partilhaste com todos os que te leram. Farei com que a tua vida seja lida e admirada e contada, com palavras que nunca serão tão belas como as tuas mas que, só por falarem de ti, se encherão de significado e beleza.
    Contarei a tua história, não como princesa de um castelo de cartas, mas como rainha de um reino de palavras, imagens e emoções que a tua bondade real nos deixa visitar diariamente. Contarei a tua história. Prometo!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4.5.12

    Já agora faço o meu pedido, conta a minha história. Não tem muito que contar, mas tenho a certeza que me vais transformar em mais romance cheio de encanto. Amália

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4.5.12

    Excelente ideia. Aceitas encomendas? Também gostaria de ler escritas por ti as minhas memórias, antes que o tempo as apague, que as saudades alterem ou que a amargura dos anos as torne tristes. Alberto F.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4.5.12

    É bom terminar a semana com esta história por contar. Cada vida que existe quase esquecida, por nós e pelos outros. Espero que a escrevas, espero que nos contes as nossas histórias com a beleza do teu olhar. Bjs. A.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4.5.12

    Gostei deste texto. Triste e belo. A mensagem de que gostaríamos de mudar a nossa história, de suavizar as mágoas e só deixar de nós belas recordações.

    ResponderEliminar