quinta-feira, 29 de março de 2012

Post.it: O que a vista não alcança


Todos temos segredos. Segredos do que somos, do que fomos. Alguns têm segredos magoados, derrotados pela vida. Segredos ansiosos por serem descobertos, partilhados, não com todas as pessoas, apenas com alguém que nos cative e nos ofereça num olá a promessa de um até breve…
Foi assim que me confessaram com saudades na voz. Por esse até breve que não passou de um quase, e, só olá…
“Conheço o seu segredo. Esse que guarda bem guardado o que esconde de todos aqueles que não param um pouco para o descobrir. Dos que não encontram nos seus olhos o caminho para a sua alma. Eu descobri o seu segredo, reconheci-o no instante em que o vi. Não o revelei, guardei-o para mim como se fosse um tesouro que temos que proteger da cobiça alheia. Rasguei todos os mapas, para que não descobrissem o caminho e de alguma forma lhe alterassem a beleza original. Protegi-o como o bem mais precioso que se pode alcançar na vida. Guardei-o porque me fez sentir feliz reconhece-lo como se fosse um vale encantado, um oásis no meu deserto de emoções.
Como o descobri? Perguntas-me. Li-o no seu sorriso cantante de fonte a jorrar poesia. Dizem que me enganei, que fui influenciada pelas emoções, que a minha solidão o idealizou, que estou louca em acreditar numa pessoa que não existe tal como a sinto, que sofro de miopia sentimental. Riu-me deles, porque eles não sabem, o seu segredo. A verdade do que é, quando deixa de fingir o que não sente, quando revela a coragem de ser apenas um ser humano, quando despe as roupas desse personagem que encarna todos os dias ao despertar, todas as noites até ao adormecer. Veste essa personalidade para que não o magoem mais, a vida nem sempre lhe foi favorável… Disfarça bem cada sombra na ilusão duma gargalhada, num sarcasmo ferido. Mas quando chora do outro lado do telefone e eu choro com ele, deste lado, porque não consigo secar-lhe as lágrimas, porque estendo os braços e não o alcanço para o abraçar. Então busco palavras que me doem no peito, só para o sentir feliz, digo-lhe para voar, para voar para longe, mesmo que seja para longe de mim.
Afinal, eu sei o seu segredo, está onde a vista não alcança mas onde chega o coração”.

8 comentários:

  1. Anónimo29.3.12

    Todos temos (segredos). E nesses (segredos) escudamo-nos contra possíveis mágoas. São uma defesa natural. Revelam as nossas sensibilidades. Por isso só baixamos as defesas quando temos confiança numa pessoa que reconhecemos merecedora. No entanto há pessoas, como tu, que vêm mais do que a vista alcança e respeitam essas características. Por isso merecem sempre a nossa estima e admiração. Sandra B.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo29.3.12

    Sei do que falas. Desses segredos que escondemos, como se fossem fraquezas que não gostamos de mostrar. Só quem for especial é que conquista o direito a desnudar-nos a alma a encontrar um lugar no nosso coração. Bjs, A.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo29.3.12

    Conheço-te, não os teus segredos. Porque esses são muito teus. Mas sei que és conversadora, bem-humorada. Dás a impressão de quem não se apercebe do que está acontecer. Mas depois traças perfis que são quase exatos, com detalhes que nos deixam de boca aberta. Não te escapa nada a esse olhar do coração.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo29.3.12

    Fiquei suspensa dessa capacidade de abdicação, quando choramos com quem chora. Quando deixamos partir quem queremos prender no nosso abraço. O verdadeiro amor, não é o que nos aprisiona mas o que nos liberta para que possamos voltar. Beijocas, C.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo29.3.12

    Mais do que a forma, hoje comento o conteúdo, porque o considero muito pertinente. Os segredos de cada um, as nossas fraquezas, que são apenas humanas. Nem todos as sabem reconhecer e aceitar. Felizmente que há muitos outros que em vez de nos apontarem essas características, nos apreciam por elas. José

    ResponderEliminar
  6. Anónimo29.3.12

    Gostei deste segredo que só se revela a quem vê mais longe do que a vista alcança.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo29.3.12

    Quais são os teus segredos? Acredito que belos. Acredito que são daqueles que só revelas a quem te toca com o coração. Amália

    ResponderEliminar
  8. Anónimo29.3.12

    Todos temos os nossos segredos. Só alguns os conseguem conhecer. Quando eles têm sensibilidade para isso, e quando nós o permitimos. Alberto F.

    ResponderEliminar