sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Post.it: O nosso continente de vida


Já escrevi várias vezes sobre a amizade, mas continuo a encontrar motivos para voltar a este tema, para reflectir sobre ele. A amizade é certamente a melhor coisa que temos na vida, é o nosso pilar, o nosso ancoradouro. 
Quando todos partem, os amigos ficam, choram e  riem connosco. O ciclo de amizades não é estático, há os que vêm, há os que por instâncias da vida partem. Mas como surgem? Uma parte surge ainda na escola e esses crescem connosco. Depois vêm os colegas de trabalho, outros  com os quais nos cruzamos e desponta entre nós um enlace. Mais importante do que encontrar um amigo é conservá-lo. 
Costumo dizer que a principal regra da amizade é o Respeito. Ele deve manifestar-se na lealdade, compreensão do outro naquilo que o caracteriza. Mas o respeito começa a ter necessidade de ser entendido e quase explicado. Porque cada um na sua individualidade e por vezes insensibilidade não o tem em atenção na sua atitude. Uma amiga dizia-me um destes dias com lágrimas nos olhos.
 - Aquela pessoa que considerava ser minha amiga magoou-me.
Como a compreendo, e porque isso acontece demasiadas vezes, respondi-lhe o que a vida me ensinou. “Não fiques assim, porque não era um amigo. Um amigo não magoa, auxilia. Não fere, cura, não se ri de nós, ri connosco. Um amigo não é quem nos coloca em baixo, mas quem nos ergue”.
A ti que lês estas palavras, não desligues de imediato, com o pensamento de que não te são dirigidas. Tens a certeza que nunca magoaste um amigo? Eu confesso que já. Errei porque sou apenas humana. Mas e depois o que fazer? Reconhecer o valor dessa amizade e saber pedir perdão. Foi o que fiz e tornei-me uma amiga melhor.
Quanto à minha amiga, aquela que em tom de desabafo me levou a esta reflexão, não sei se ouviu um pedido de desculpa e com isso ganhou um verdadeiro amigo. Espero que sim, porque “a amizade é o continente que nos impede de sermos ilhas”


Sem comentários:

Enviar um comentário