quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Post.it: O Natal em minha casa

A preparação do Natal em família é um ritual que, por uns dias, me faz esquecer o quanto me aborrecem as lides domésticas e me dá algum entusiasmo na arrumação/limpeza da casa e na preparação dos pratos, sobremesas e delícias da Consoada.
É assim que me apercebo que o Natal só tem sentido porque, à minha volta, tenho pessoas que amo e que me amam, com quem posso partilhar a alegria de mais uma “chegada do Menino” e de mais uma redescoberta do que Ele nos veio trazer: a proposta de uma vida dada e recebida, vivida como uma oferta de nós próprios aos outros, mantendo o nosso coração aberto para que possam entrar e permanecer e dar-nos também a sua riqueza. Sim, porque amar é saber dar, mas também é ser capaz de dar aos outros a alegria de receber o que têm para nos oferecer.
O “Natal em minha casa” lembra-me isto mesmo – o sentido de abrir a porta para receber e dar, simbolizado nos presentes que trocamos – poucos e simples – e vivido na alegria do estarmos juntos, nós e os que, já não estando pessoalmente, estão presentes no nosso coração neste Natal e para sempre.
Para todos os que aqui passam desejo um “Natal em casa” – no aconchego do amor e da amizade e na alegria da partilha. Feliz Natal!

4 comentários:

  1. Anónimo23.12.10

    Merry Christmas to you - sonhos and olhares - from USA! May God give you all you want and need!
    Feliz Natal! (It's beautiful, in portuguese!)
    Kissis. John.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23.12.10

    Minhas amigas Sonhos e Olhares de poemas, ideias e histórias que me acompanham diariamente, que o vosso Natal seja bom e feliz e que continuem a alegrar a minha varanda de ver o mundo. Sonhos se puder no meio dos preparativos do Natal continue a história do João e faça acontecer um milagre de Natal na vida dele. Obrigado. Cumprimentos. Luiz Vaz

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23.12.10

    Natal em casa, que é como quem diz: no coração, é o melhor que há! Minha amiga, que este natal seja muito bom, porque tu mereces e muito. Para a olhares - não a conheço mas se és sua amiga é porque vale a pena e a sua escrita bela e profunda comove-me - também desejo um feliz natal e tudo de bom. Bjs. MJ

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23.12.10

    Gostei muito deste pensamento. O Natal é para ser vivido como dádiva de amor ou não é Natal. Lamentável que tantos tenham de o passar longe da família e outros sem emprego. Esperemos que encontrem quem os acarinhe e os faça sentir no conforto e na segurança da sua casa. Santo Natal para todos!

    ResponderEliminar