terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Post.it: Aos meus amigos

Tenho amigos que talvez não saibam o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e o quanto lhes quero bem. Faltam-me por vezes as palavras certas, os gestos mais claros. Por isso detenho-me um pouco mais nesta missiva, para lhes dizer que mesmo não sabendo como lhes demonstrar o meu sentir, sei que a amizade é o sentimento mais nobre que existe. É mais forte em muitos casos que os laços familiares, porque esses são-nos  “impostos” não temos opção de escolha, chegamos ao mundo e já estamos ligados a eles pela consanguinidade. A amizade por seu lado é mais verdadeira, mais inteira, mais leal até  que o amor, porque permite que o objecto dela seja dividida com outros afectos, enquanto o amor não admite rivalidades. Os amores podem  partir, deixando muita dor, mas perder um verdadeiro amigo é perder uma parte de nós. Um amigo é um “lugar” onde encontramos tranquilidade, solidariedade. Um amigo é quem nos dá um sermão e depois oferece-nos o mais doce sorriso enquanto nos diz: “Vai ficar tudo bem”. E o nosso coração acredita, porque é um amigo que nos dá essa consolante certeza.
Os amigos podem estar momentaneamente ausentes mas continuam assíduos na nossa vida, querem saber como estamos, preocupam-se connosco.
Para onde vou levo-os comigo no pensamento e quando estou perante lindas paisagens, belos monumentos ou emocionantes obras artísticas, lembro-me deles, e penso, em como gostaria de os ter ali, partilhando comigo a mesma beleza. Então, guardo no olhar cada detalhe para lhes oferecer.
Olho o céu e sinto que cada amigo é uma estrela, quando um desaparece, o céu pode não notar, mas eu sentirei a noite mais escura.
Olho o mar e sinto cada amigo é uma vaga no oceano, quando uma desaparece, o mar pode não notar a sua ausência, mas eu sentiria o oceano mais vazio.
Olho para um vasto areal e sinto que cada amigo pode ser um grão de areia. O areal não notaria se esse grão desaparecesse, mas eu sentiria a sua vastidão muito mais pequena.
Porque cada amigo é uma luz, um mar que acalma as nossas tempestades e um areal que nos indica o caminho mais seguro e fácil de percorrer.

9 comentários:

  1. Anónimo21.12.10

    Minha grande e linda amiga.Sei que és uma pessoa especial, dessas amigas sinceras, que surgem cada vez menos na nossa vida. Mas mesmo sabendo a pessoa que és ainda me consegues surpreender, com as palavras que sei brotam do teu coração. Obrigada pela tua amizade. Bjs Leonor

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21.12.10

    Que maravilhosa mensagem. Igual a ti, doce amiga. Bjs A

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21.12.10

    Tu é que és uma luz, que tem iluminado a minha vida. Obrigada pela tua amizade. Já sei que vais reclamar o agradecimento mas gosto de o fazer. Bjs C.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21.12.10

    A ti nunca te vão faltar palavras, porque teria de se esgotar o que vem do coração, o lugar de onde elas vêm. Obrigada, bjs Amália

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21.12.10

    Alguém que sente assim os amigos, só pode ser especial e que merece a minha amizade. Beijos grandes José

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21.12.10

    Quem ficou sem palavras fui eu. És... Como classificar? GRANDIOSA! Bjs Rui

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21.12.10

    Depois disto que dizer? Tudo o que diga não tem a beleza das tuas palavras. Só posso dizer que agradeço e retribuo com imenso carinho. Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21.12.10

    Sabes o que mais gosto em ti? A tua capacidade de "olhar". Bjs

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21.12.10

    OBRIGADA AMIGA.
    Não há palavras no dicionário, no mundo, no universo que possam reflectir o que senti ao ler o “teu OLHAR”. Bjs

    ResponderEliminar