sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Post.it: Fiel amigo

Sou fascinada por animais, sobretudo cães. Quem me conhece sabe disso, e eu, encolhendo os ombro justifico esta paixão duma forma irónica: Acho que na outra encarnação fui cão. Admiro a sua lealdade silenciosa, a sua amizade não crítica. Olham para nós como se fossemos o seu melhor amigo, estão sempre disponíveis, ouvem-nos com toda a atenção como se tudo aquilo lhes fosse perceptível, será? Não sei, não sei o que pensa, o que sente. Mas sei que quando o chamo, vem, seja de onde for, vem sempre. Quando era criança tive um cão que  quando eu chegava a casa vinha celebrar a minha vinda arrastando-se, estava muito doente, mas melhorou e ainda me fez companhia por muitos anos.
Um dia encontrei  3 cães na rua, logo 3, a situação metia respeito, estavam abandonados tão magros que quase dava para contar as suas  costelas sob a pele, olhei-os indecisa, mas sem hesitar ofereci-lhes as minha mão numa carícia, que pensei ficaria no ar. Um deles aproximou-se, cheirou-a e baixou a cabeça num gesto de quem entende e gosta dum carinho. Claro que preferiria um bife certamente, mas era um bom começo, e foi. Trazia comigo um pacote de bolachas que logo fiz questão de oferecer. Os outros aproximaram-se, não era um manjar dos deuses mas dava para confortar o estômago. Ficámos amigos, todos os dias lhes trazia um mimo, e eles reconhecidos, na sua forma de comunicar, abanavam-me a cauda, outras vezes já ladravam ao ver-me chegar. Ficaram bonitos e de tão simpáticos logo uma senhora, dona do quiosque fez questão de os adoptar,  aos 3. Fiquei feliz por eles, mas triste porque já não os iria ver de novo. Mas a sua nova amiga de vez em quando mostra-mos. Num misto de satisfação e  humanitária vaidade, diz-me: Lembra-se deles? Estão lindos não estão? Estão confirmo com gratidão.
Sou fascinada por cães, reconheço a sua lealdade e generosidade. Quando os comparo com alguns membros da nossa sociedade envergonho-me por confirmar nessas pessoas, a ausência destes sentimentos e valores. Os cães nunca mordem a mão de quem lhes faz bem, reconhecem e valorizam os amigos.
Ainda lhes chamam irracionais!...

6 comentários:

  1. Anónimo10.12.10

    Amiga infelizmente tens toda a razão, quanto mais conheço a humanidade mais aprecio os animais. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10.12.10

    É bem verdade, os animais reconhecem quem lhes faz bem, enquanto que as pessoas depressa esquecem. Luís

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10.12.10

    Sei por experiência própria que é assim. Os cães são realmente fieis amigos. Claro que não podemos generalizar, mas não podemos negar que é cada vez mais assim. Bjs Rui

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10.12.10

    É cada vez mais verdade mas acredito que ainda existem pessoas generosas e leais. Acredito porque conheço-te e tu és assim. Não desistas de acreditar e de tentar passar esses valores aos outros. Bjs Amália

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10.12.10

    Gostei do teu olhar, reconheço que a humanidade está cada vez mais egocêntrica. Por isso valorizo e mantenho perto de mim as pessoas que ainda são verdadeiras e leais. Pessoas como tu, tão importantes e cada vez mais raras. Bjs A.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10.12.10

    Sei que este post.it é uma mensagem magoada por uma experiência menos positiva que viveste. Alguêm que sei, não soube reconhecer a tua generosa amizade e deu-te uma resposta muito agressiva. Só te peço que esqueças quem não te merece e mantem-te perto dos teus verdadeiros amigos. Aqueles que sabem que és:leal e excelente amiga. Bjs C

    ResponderEliminar