terça-feira, 18 de junho de 2013

Post.it: A vida tal como ela é

Esta é a vida que eu tenho, aquela onde me puseram e eu segui pelo caminho, mudando aqui e ali a tendência de quem vive fadado pelas limitações genéticas, sociais e culturais, talvez…
Porque nem tudo tem de ser assim tão linear: outro dia ouvia a explicação de um mecânico de automóveis sobre o impressionismo na pintura e fiquei deveras impressionada. 
Como se já não bastasse nesse dia a senhora da padaria resolveu fazer uma divagação sobre música clássica fascinada por nesse fim-de-semana ter assistido aos concertos dos Dias da música, quando vinha pela calçada acima encontrei o varredor da rua, mudei de passeio, acenei-lhe um bom dia fugidio, não fosse ele querer aproveitar a maré cultural para me falar de escultura, teatro, cinema ou outra arte. 
Este gesto aparentemente egoísta, fez-me sorrir por dentro, uma alegria de quem encontrou visível naquelas pessoas a possibilidade de se poder seguir por um caminho que não parecendo o melhor para si, o mais óbvio, conquista-o e simultaneamente desenha-lhe novos contornos. 
E é feliz por ser quem é, em vez de se acomodar à ideia que isso são coisas para quem tem outro padrão económico e social. Afinal crescer, amadurecer, aprender, querer conhecer, não tem de ter necessariamente altos custos mas enriquece-nos o espírito e melhora cada um de nós.