segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Post.it: Uma lágrima no mar


Voltei ao mar para vir buscar a minha lágrima. Uma lágrima que um dia perdi quando era menina e era feliz sem o saber. Pedi ao mar que a devolvesse, mergulhei, naveguei, esperei no cais, mas não a encontrei. Perscrutei todas as ondas, colhi cada gota de água mas nenhuma era ela. E o mar riu-se de mim, da minha fracassada busca. E num eco ondulante a sua gargalhada entrou pelas grutas das rochas e ressoou na minha tristeza.
Como a distingues de todas as outras? Perguntou-me o vento. Respondi-lhe com clareza, - A minha lágrima era doce e todas as outras são salgadas. A minha lágrima era quente e todas as outras são frias. A minha lágrima tinha o meu reflexo nela e estas refletem apenas o mar. Também o vento se riu de mim, e entre gargalhadas disse-me “ A tua lágrima misturou-se com as outras lágrimas que alguém como tu a “abandonou”. Desesperado o coração quis gritar-lhe, “Não, não a abandonei, caiu-me dos olhos quando andava a brincar no meu olhar.
Então houve um silêncio, até o mar se tornou murmurante, e o vento sussurrante, enquanto da minha alma saia uma voz clamante “ Sinto saudades da minha lágrima, preciso dela, não para chorar mas para rir, rir de felicidade. Porque ela era a minha última gota de infância, sem ela já não consigo sonhar. É a minha gota de esperança, sem ela já não consigo acreditar.
O mar que parecia calmamente escutar, de repente como que enfurecido, elevou-se numa imensa crista de espuma e nesse instante saltou dele uma gota, vinha quente, vinha doce, refletia o meu rosto da menina que outrora fui. Era a minha lágrima perdida, recolhi-a na mão e como duas grandes amigas partimos de mãos dadas pela praia fora partilhando confissões e recordações. O mar acenou-me um adeus. Já com saudades da minha lágrima pediu-me para voltar e eu prometi-lhe que voltaria, voltaria para chorar, mas sobretudo para rir. Não pensem que o mar ficou mais pobre ao perder uma  lágrima, porque ganhou uma amiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário