quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Post.it: Que a memória não nos esqueça


Outro dia, fui visitar uma velha amiga. Considero-a assim, porque o somos há muito anos, mas simultaneamente uma jovem amiga, porque os seus 86 cultos anos, fazem-me sempre desejar, “quando for grande” ser como ela. Noutros tempos os nossos memoráveis lanches eram feitos nas pastelarias mais curiosas que descobríamos nos recantos de Lisboa, com scones fumegantes e um vasto buffet de compotas, sem esquecer a interminável lista de chás que nunca encontrei igual, um dia arrisquei a provar chá de fumo, não era mau, mas nada substituí o clássico Lúcia-lima. Mas a companhia era tão agradável que até trocava o meu vício de café pelo saboroso chá das 5.
Mas desta vez fui eu que levei o lanche em jeito de piquenique, porque a minha amiga já pouco sai de casa, a falta de vista, as dificuldades de locomoção, são para quem percorreu o mundo uma autêntica prisão. Restam-lhe as recordações, porque a memória ainda lhe é fiel e a generosidade de carácter não lhe rouba em momento algum a placidez e o sorriso.
Neste dia falava-me ela com a sua ternura habitual, de um acontecimento que lhe sucedera. “As coisas curiosas que a vida nos proporciona”. Dizia-me ela ao relatar que reencontrou uma amiga que não via há 70 anos e que curiosamente, sem disso terem conhecimento moraram perto uma da outra, frequentaram os mesmos lugares sem contudo se encontrarem. Só agora que outra amiga comum fez a ponte, retomaram o contacto. Avivaram memórias, riram, choraram das velhas histórias sentindo-as como se fossem novas. Um reencontro feito pelo telefone, porque agora que vivem a cerca de 15 quilómetros de distância uma da outra, elas que já palmilharam o mundo, não conseguem ultrapassar essa curta distância que se tornou pelas suas limitações físicas, uma imensidão quase intransponível. “Talvez um dia a minha filha me leve lá de carro”, diz num suspiro, com o olhar brilhante de esperança.
Esta história apertou-me o coração, e de repente dei por mim a questionar, de quantas amizades já me distanciei ou se distanciaram de mim? Será que as vou reencontrar daqui a 70 anos? Cresce-me uma angústia, uma saudade avassaladora.
Peço-te, estejas onde estiveres, não deixes que o tempo se entreponha entre nós e crie uma tão longa extensão, um dia, talvez, impossível de superar.
Não deixes que o silêncio seja uma fronteira e que a memória se esqueça de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário