segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Post.it: Day after férias

Desculpem-me a falta de ética, de estética, de fonética, de poética, mas é assim que me sinto. Não, não é o síndrome pós-férias, nem sequer depressão, é antes uma espécie de controvérsia interna, quando nos sentimos arrancados a um tempo e atirados para outro completamente oposto.
Fico então a perguntar-me, como vou adormecer sem o som do grilo que me embalava o o sono? Como vou despertar sem o cantar da pomba aninhada no topo da chaminé? Como me vou espreguiçar sem a sonância matinal das ondas?
Como vou distender os pulmões sem a brisa dos pinheiros numa fusão adocicada com as figueiras e um rasto de mar?
Como vou caminhar perdendo o rumo dos passos nesse macio areal. Como vou encher  o olhar de horizontes de  azul, desse sol que tão cedo me convidava a recebe-lo no corpo e na alma.
Hoje num contraste quase agreste, acordei ao som do despertador, ao longe uma buzina de carro gritava a urgência do dia em começar. O ar cheira a monóxido de carbono, a perfume de marca indefinida, a tabaco fumado à velocidade do relógio.
Saio do torpor das férias, mergulho na multidão, confundo-me com ela, sigo-lhe o compasso apressado.
O sol esconde-se, espreitando aqui e ali por entre os prédios, sem espaço para manifestar o seu esplendor.
Olho para trás, na esperança de ainda encontrar o último vislumbre de azul, de uma brisa de mar. Lembro-me de repente que ficou lá, quem sabe, um dia regresse ao seu abraço.
Sacudo a lembrança, afasto a saudade, enfrento o dia, caminho para o futuro, aquele que me levará de novo ao seu encontro.
Porque afinal, somos feitos de sonho e de vida.

11 comentários:

  1. Anónimo19.9.11

    Bem-vinda amiga, já tinha saudades das tuas mensagens matinais. José

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19.9.11

    O regresso das férias é sempre assim um arrancar do paraíso. Bjs, A.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19.9.11

    Que bom regresso a este espaço, que já estava demasiado vazio pela sua ausência. Gostei muito de a receber, depois de me deliciar com o seu post.it, apeteceu-me abraça-la como se já fosse da família. Obrigada. Um beijo, Adelaide

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19.9.11

    Revi-me em cada palavra, em cada sensação. As minhas já vão distantes, a precisar de outras. Mas vendo bem seguindo a tua positiva teoria, estou mais perto que tu das próximas. BJ, Amália

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19.9.11

    Gostei do teu texto, sem ser lamechas, é tal como tu, terno e luminoso. Conta mais coisas das tuas férias. Enche-nos de inveja. Porque este ano não deu para mergulhar nessa paisagem. Beijocas C.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19.9.11

    Quanta semelhança encontrei nas tuas palavras com o meu sentir. Já estou de volta à mais de 15 dias mas continuo com o cérebro ainda a meio gás, ainda estou por aí, algures com o coração em férias. Um xi-coração, Leonor

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19.9.11

    Teve um bom regresso, encontrei-o aqui nas suas palavras que vieram preencher a longa ausência para quem como eu gosta de ler com alguma regularidade o que escreve. Surpreendeu-me o título, e o inicio, explicado pelo sentido das emoções. O seu estilo está mais uma vez presente para nos conduzir a novas paragens. Seja bem-vinda. Um abraço, Antero

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19.9.11

    Não sendo uma depressão pós-férias, é elucidativa do contraste de momentos em que somos levados de um estado de tranquilidade, sem pressões para outro que nos obriga a fazer tudo numa quase escravatura ao tempo, vigiado pelo relógio. Espero que a esperança no retorno dê a todos os que regressam o mesmo ânimo e objectivo. Sandra B.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19.9.11

    Já sentia saudades das tuas mensagens, da cadência das tuas palavras, das emoções oferecidas. Quase senti o aroma de pinheiros, figueiras e mar, cheiros que só a natureza permite harmonizar.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo19.9.11

    Oi, que bom que voltou, já sentia a sua falta. Daquelas palavras que só você sabe aqui deixar. Beijão Marina

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19.9.11

    As férias que terminam com nostalgia mas sem depressões, que agora parecem estar na moda. Porque a vida continua e há sempre outras férias, outras praias, outros sonhos por realizar. Bem-vinda

    ResponderEliminar