sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Post.it: Do your mind

Outro dia li um titulo,  nesta moda de se escrever, de se dizer tudo em inglês, “Do you mind?”. Já comentei que um dia o inglês vai torna-se a nossa língua oficial, mas dizia eu que li esta frase, mas como nos é habitual lia apreendendo a ideia em geral, sem ler o lá estava realmente escrito, e o que  li foi “ Do your mind”.
Achei curioso o engano, talvez influenciado por uma corrente de pensamento que tem vindo a ganhar forma, que nos demonstra que somos o que pensamos, que o nosso cérebro por vezes condicionado pelos nossos receios e angústias nos engana, nos condiciona, apresenta-nos perigos que não existem.
Dá-nos receios sobre acontecimentos num futuro que podem nem suceder, mas nesse entretanto criámos expectativas, ansiedades desnecessária. Ora se o cérebro nos engana, nós também o podemos enganar, dizia-me outro dia a minha mestre de ioga. Vamos dizer ao cérebro que estamos bem, que estamos felizes, que a dor não nos dói assim , tanto 
Testei a hipótese, depois de muita insistência em querer contrariar a tendência de ser condicionada, pasmei; o cérebro acreditou em mim! E devagar, muito devagarinho, foi relaxando, foi sorrindo, foi-se aconchegando na mensagem de tranquilidade que lhe ia enviando.
É verdade, mesmo verdade que nós podemos fazer o nosso cérebro pensar algo positivo em vez de nos deixarmos dominar por pensamentos negativos que ele cria, quando ele nos diz que vamos cair, não nos está a evitar o perigo, como sempre nos fez acreditar, na verdade está a criar em nós o medo da queda, quando nos diz que estamos a ser traídos, humilhados, não é verdade, quem nos está a magoar são os nossos pensamentos, os nossos medos infundados, as nossas inseguranças a falarem mais alto, a gritarem dentro nós.
Está na altura de sermos nós a falar, a contrariar a tendência que temos em nos acomodarmos, de nos deixarmos guiar pela imaginação, pelos nossos fantasmas e assim vermos/sentirmos coisas que na realidade não existem.
Que tal ganharmos força e coragem não para vencer os outros, mas para vencermos as nossas próprias condicionantes. Alguns passos:
“Goste mais, acredite mais e seja mais feliz.”
“Os problemas têm a exacta importância que lhes damos.”
Até pode ser que não aconteça mas visualizar um momento bonito viver faz-nos felizes adormecer.
Limpe a mente e cultive apenas bons pensamentos.
“Não podemos ter todos os dias bons mas podemos ter algo bem todos os dias.”
O cérebro precisa de motivação, incentive-o, encoraje-o.
O cérebro precisa de inspiração, diga-lhe coisas bonitas. Afaste os pensamentos negativos. Nada é tão mau quanto parece. 
Se o seu cérebro dominar o seu espaço não viva com esse nó, faça um laço…

Sem comentários:

Enviar um comentário