segunda-feira, 14 de julho de 2014

Post.it: A amizade

“Tenha sempre o entendimento de que as pessoas estão na sua vida por alguma razão. Pense qual é a mensagem que cada uma delas tem para si”

Não sei porque as pessoas entram na nossa vida, porque permanecem nela ou porque saem. Só sei que isso acontece, sem prévio aviso, sem nos pedirem para entrar, instalam-se e são causa de alegria e também de alguns momentos de tristeza. São pessoas que ligam à vida, que nos fazem sair da nossa ilha de tranquilidades e inquietações. São pessoas que nos agitam os dias, que nos despertam nas noites e nós corremos para elas, para lhes dar aquele abraço, aquela palavra de encorajamento, aquele silêncio que diz tudo, tudo o que precisam de ouvir. São pessoas que estão nas nossas festas mas também nos nossos momentos de solidão, que nos chamam de tudo de amiga, de irmã, de aconchego, de porto de abrigo. E quando me lembro como chegaram, sem significar nada, de passos pequenos, de sorriso tímido, de olhar perdido; vejo, sinto, o quanto nos cresceram no peito e sei que estava a sua espera, que tinha um lugar para essa pessoa, que precisava dela para crescer, para aprender a ter uma alma esculpida com o carinho da amizade. Juntas todas essas pessoas, as que entraram, as que saíram,  as que permanecem, acrescentaram um pouco mais ao meu ser, dando-me tanto de si…  De cada uma delas ficaram células de encanto, moléculas de fascinação, estrelas que brilham durante o dia e se tornam partículas de luar durante a noite, foram o meu sol de inverno, o meu farol nos vendavais.
Por isso quero expressar-te a ti, a cada uma de vós em particular, a minha perpétua gratidão e confessar: que seria eu sem ti? Sim sem ti, que me enriqueceste o sonhar, que me fizeste acreditar no futuro, que me construíste pontes  que me libertaram dos limites da minha margem, que entraste na minha circunferência e me retiraste daquele canto onde me tinha refugiado com receio, de nunca, nunca encontrar alguém com tu…