segunda-feira, 23 de julho de 2018

Post.it: Os mares do pensamento

Estranhos são os mares do pensamento… Orlas marítimas que nos elevam e afundam. Quando o navegar tem por objectivo, apenas um cais onde aportar. Mas as ancoras não encontram  solidez que o segure,  os ventos sopram fortes nas velas erguidas. O pensamento  nada contra a maré, mas não resiste e voa. Neste vai e vem em que parte e regressa, aquele que foi, já não é o mesmo que regressa.
Quantos oceanos  cruzou, quantos vendavais venceu, tudo isso, para que o sonho possa por fim, dormir nas águas calmas de um renovado amanhã.
Sem olhar de novo  para a praia, lá, que ficaram os despojos das suas batalhas perdidas. O caminho agora, é sempre em frente, seguindo a luz de um farol que se acende para si como um sorriso de esperança, em oferta de trégua e de bonança.
Esta água, de tanta mágoa, com a força que esculpe a rocha, com uma voz de silenciosos murmúrios, que em onda se eleva mas rendida, se ajoelha no areal.
Já não lhe quero mal por me afogar os sonhos, por me naufragar as esperanças, por me inundar o peito de medos.
Um dia, sim, um dia,  a maré há-de mudar e as velas vão dançar na brisa. Nesse dia, vou estar ao leme, a emergir das maiores profundezas, a galgar cada crista marítima. E vós meus pensamentos, meus amargos tormentos, acenar-vos-ei da mais alta arriba e, vos verei partir, meus longínquos e, apesar de tudo, doces momentos.


Sem comentários:

Enviar um comentário