segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Post.it: Setembro

Que nos traz Setembro? O começo de férias para uns, a nostalgia das férias passadas para outros. O regresso ao trabalho (para quem o tem) a espera de uma nova oportunidade. O cheiro a material escolar novo, a ânsia do reencontro de colegas de escola, a expectativa de novos rostos que olham os professores numa mútua descoberta. Um ano inteiro que se abre em portas e janelas. Um ano que no calendário se aproxima no seu ritmo certo para o final. Que na realidade nunca é um final, apenas e sempre um novo começo. Novas possibilidades, novas promessas, umas cumpridas, outras talvez não, fica para o ano...
Mas ainda estamos neste e não vamos apressar o tempo, nem antecipar o futuro. Vamos caminhar lado a lado, como se faz com um amigo que nos conta histórias e que ouve as nossas sem pressa de partir nem de chegar a algum lado. Sem ter outro lugar pra onde ir, está ali para nós, por nós, nas venturas e desventuras da vida.
Mas voltemos a Setembro que já estende a mão incentivando-nos a segui-lo na marcha dos dias, por entre o sol e a chuva.
Que sei do que se avizinha? Talvez os compromissos, as celebrações, coisa de agenda, coisas do coração, mas de tudo o resto que compõe a marcha das horas, que nos preenche os dias… 
 “Apenas sei das auroras/ e das sombras do luar/ do rodar das noras/ e das ondas do mar./ Apenas sei das ruas/ e das noites quentes./ De tantas mãos  nuas/De amores ausentes.” 
De tudo o resto sei pouco, muito pouco. O que desejo? Que cada dia acorde feliz e adormeça concretizado. 
Uns dirão que Setembro é apenas um mês no ano, mas ele é muito mais do que isso, é um mês repleto de coisas por realizar. 
É um dever torna-lo um pouco nosso, um pouco de nós na vontade de que seja vivido com muitos e bons momentos. Um mês que certamente ficará no passado, mas se ficar igualmente no futuro que seja por guardar boas memórias. Por tudo o que de bom nos deu, por tudo o que de bem lhe demos, nem que seja: um sorriso, um incentivo, uma presença, uma esperança, um estar aqui de alma e coração, para um amigo, um irmão, para “ninguém” que em algum momento se tornou para nós em alguém. 
Que nos exista uma felicidade em Setembro que se estenda aos próximos meses e porque não a todos os seguintes anos…



Sem comentários:

Enviar um comentário